Tampa Superior e Inferior do Motor

As tampas do motor de combustão interna ciclo Otto estão como peças que selam o motor na parte de cima, geralmente conhecida como tampa das válvulas, e também vedam o motor na parte de baixo.
As tampas do motor de combustão interna ciclo Otto estão como peças que selam o motor na parte de cima, geralmente conhecida como tampa das válvulas, e também vedam o motor na parte de baixo.
São dois componentes com o mesmo nome inicial, porém, com funções bem distintas. Um chamado de coletor de admissão que tem por função guiar a mistura de ar mais combustível até a entrada dos dutos ou vias do cabeçote.
O nome cabeçote se originou devido à função que esta peça fixa realiza no motor. É a cabeça do motor. É o componente responsável, devido sua construção, de conduzir a entrada e saída de ar e combustível dos cilindros localizados no bloco.
Geralmente é construído com uma liga de ferro fundido cinzento ou nodular. O bloco do motor pode ser dito como corpo do motor. É moldado e fundido de tal maneira que no seu interior se encontra o espaço para o alojamento dos pistões, denominado de cilindro.
Já vimos em outra matéria como surgiu o motor de combustão interna ciclo “Otto”. Agora vamos estudar seus principais componentes e os conjuntos mecânicos que montam um motor.