Polias e Correias

correa_dentada

O motor de combustão interna, ciclo Otto, precisa operar de uma forma onde o eixo virabrequim e o eixo comando de válvulas fiquem ligados e sincronizados para que ocorra um perfeito funcionamento.

[…]

Mola de Válvula do Motor

mola_de_valvula

Molas de retorno das válvulas; estes componentes são fabricados com uma liga chamada de aço-mola. Este tipo de aço tem uma característica e propriedade mecânica que o torna muito flexível excelente para a aplicação em molas.

[…]

Anéis de Segmento do Pistão

Os anéis de pistão são peças muito importantes para o perfeito funcionamento do motor. Estas peças de forma circular são fabricadas com uma liga de aço-carbono com um teor de carbono bem elevado, o que da dureza a esses componentes, com certa fragilidade. Os anéis de segmentos, assim conhecidos também, são geralmente divididos em três tipos. Com finalidades diferentes e envoltos ao pistão, o primeiro tipo de anel que fica quase na cabeça do pistão tem a função de conter a pressão gerada pela explosão nos cilindros e evitando a perda de pressão na hora do segundo tempo do motor chamado de compressão. O segundo anel mais abaixo do primeiro tem duas funções, uma de ajudar a reter a compressão como o primeiro e outra de criar uma película de óleo quando o mesmo raspa as paredes internas do cilindro. O terceiro anel tem a função de raspar o excesso de óleo e criar uma fina película de lubrificação para que os outros anéis tenham o mínimo de atrito evitando o desgaste entre anéis e cilindro. As posições de colocação dos anéis nos pistões também obedecem a uma ordem por que os graus e geometria de cada anel estão para cada função que ele exerce.
Texto: Gionei da Rocha