PURE ETCR: Digo Baptista inicia novo desafio com a equipe Romeo Ferraris em Vallelunga

Brasileiro disputa primeira etapa do novo campeonato de turismo de carros elétricos neste final de semana na Itália

 

O brasileiro Digo Baptista inicia neste final de semana (18 a 20) um novo desafio em sua carreira, como piloto da equipe italiana Romeo Ferraris na temporada de estreia do PURE ETCR, campeonato de turismo de carros elétricos, que promete marcar uma nova era tecnológica para o esporte a motor. A primeira etapa acontece em Vallelunga, na Itália.

Baptista estará a bordo de um Giulia ETCR by Romeo Ferraris. O protótipo é derivado do modelo Giulia de rua, mas com um trem de força com potência de até 500 KW, equivalente a 680 cavalos de potência, capaz de atingir 271 km/h. A bateria padrão é fabricada pela Williams Advanced Engineering, com recarga operada por meio de tecnologias Enel X. Os pneus são fornecidos pela Goodyear.

O brasileiro terá como companheiros no time o monegasco Stefano Coletti, o italiano Luca Filippi e o britânico Oliver Webb. No total, serão 12 pilotos e três montadoras na disputa. Nesta semana (terça e quarta-feira), Digo já participou de dois dias de testes com a equipe na pista de Varano de’Melegari.

“O shakedown foi muito produtivo para toda a equipe. O time vinha andando com uma bateria provisória e pode desta vez utilizar a bateria que será usada o ano todo e tudo funcionou muito bem”, comentou Baptista, que vai correr em Vallelunga pela primeira vez.

“Pude conhecer o carro, ver como as coisas funcionam e foi importante completarmos dois dias de testes sem nenhum problema, o que é muito positivo, já que é um carro completamente novo”, continuou o brasileiro de 24 anos.

Vice-campeão das 24 Horas de Le Mans em 2019 na categoria LMGTE Am, campeão da Porsche Cup Brasil em 2017 e com um currículo de vitórias e conquistas em outras categorias de turismo e GT pelo mundo, Baptista destaca a diferença de seu novo carro no ETCR.

“O carro é bem diferente de tudo. Por mais que pareça estar entre um TCR e um GT3, não tem nada a ver. É um carro muito pesado. Só a bateria pesa cerca de 500 kg. Então, você precisa se acostumar com tudo isso”, destacou.

“O carro também não tem ABS, não tem a questão do diferencial de câmbio. Então, o único jeito de parar é no freio mesmo, não tem essa questão de motor segurando também. É um dos pontos mais difíceis para se adaptar, essa parte da frenagem. Mas, na corrida, para quem assistirá, vai dar muito emoção, porque para errar é fácil, para ultrapassar também fica uma disputa mais legal e vai ter bastante briga, com certeza”, acredita o brasileiro, que gostou do entrosamento com o novo time.

“Foi muito bom o entrosamento. Só conhecia duas pessoas e só por mensagem. Mas já estamos nos dando muito bem. O time é muito profissional, eles já trabalharam no WTCR também e são bastante experientes”, comentou.

Com formato único, a disputa do PURE ETCR promete emoção do começo ao fim, com os carros mostrando toda a sua potência em pista.

Nesta sexta-feira, os competidores participam de testes e treinos. No mesmo dia, acontecerá o sorteio que irá determinar a tabela de corridas do fim de semana. Chamadas de “Batalhas”, essas minicorridas serão realizadas no sábado, com disputas com três ou dois carros. Além disso, também haverá uma Batalha em volta única, para determinar o grid das finais. As Batalhas Finais acontecerão no domingo, com seis carros em cada corrida.

“É um campeonato muito diferente, com minicorridas, chamadas de batalhas. Primeiro, corro contra dois, depois contra um. Na final, são seis carros juntos. São várias corridas curtas, com muita disputa. Para o público também será bem interessante, porque sempre terá algo acontecendo, com muita ação”, completou Baptista, que terá como um dos rivais na pista o compatriota Augusto Farfus, que vai correr pela Hyundai Motorsport N.

Após Vallelunga, o campeonato passará por Aragon (Espanha), Copenhague (Dinamarca), Hungaroring (Hungria) e Inje (Coreia do Sul). As corridas de sábado poderão ser acompanhadas ao vivo no Youtube da categoria: https://www.youtube.com/c/PUREETCR. As finais de domingo estarão disponíveis no canal na segunda-feira.

Além do PURE ETCR, Digo também disputará em 2021 o TCR South America e será um dos pilotos da Cobra Racing Team, dirigida por Nonô Figueiredo. A temporada terá início nos dias 26 e 27 em Interlagos, em São Paulo.

Lista de Inscritos no PURE ETCR (ordem pelo número do carro):
#3 Tom Chilton (GB) – Hyundai Motorsport N – Hyundai Veloster N ETCR
#5 Mattias Ekström (SUE) – Zengo Motorsport X CUPRA – CUPRA e-Racer
#6 Oli Webb (GB) – Romeo Ferraris – M1RA – Giulia ETCR by Romeo Ferraris
#8 Augusto Farfus (BRA) – Hyundai Motorsport N – Hyundai Veloster N ETCR
#13 Rodrigo Baptista (BRA) – Romeo Ferraris – M1RA – Giulia ETCR by Romeo Ferraris
#25 Luca Filippi (ITA) – Romeo Ferraris – M1RA – Giulia ETCR by Romeo Ferraris
#27 John Filippi (FRA) Hyundai Motorsport N – Hyundai Veloster N ETCR
#28 Jordi Gené (ESP) Zengo Motorsport X CUPRA CUPRA e-Racer
#69 Jean-Karl Vernay (FRA) Hyundai Motorsport N – Hyundai Veloster N ETCR
#88 Stefano Coletti (MCA) Romeo Ferraris – M1RA Giulia ETCR by Romeo Ferraris
#96 Mikel Azcona (ESP) Zengo Motorsport X CUPRA CUPRA e-Racer
#99 Daniel Nagy (HUN) Zengo Motorsport X CUPRA CUPRA e-Racer

Confira o calendário do PURE ETCR 2021:
18-20 de Junho – Vallelunga (Itália)
9-11 de Julho – Motorland Aragon (Espanha)
6-8 de Agosto – Copenhague (Dinamarca)
20-22 de Agosto – Hungaroring (Hungria)
15-17 de Outubro – Inje Speedium (Coréia do Sul)