Fábrica da GM em São Caetano do Sul completa 90 anos

A fábrica de automóveis mais antiga em operação no Brasil é também uma das mais tecnológicas do mundo

 

 

A fábrica da GM de São Caetano do Sul, que já foi o berço de modelos icônicos como o Opala e o Monza, hoje produz carros com conectividade nível quatro, como o Novo Tracker, além do Joy, Joy Plus, Spin e Montana, todos os modelos que saem da mesma linha de montagem e contam com tecnologias da indústria 4.0 na sua fabricação.
Ao longo dessas nove décadas, muitas foram as reformas na fábrica da GM em São Caetano do Sul. A mais recente, realizada entre 2018 e 2019, com investimentos de R$ 1,2 bilhão, foi a que trouxe conceitos da indústria 4.0 para a nonagenária fábrica e tecnologias até então inéditas na região.Se antes as carrocerias eram puxadas por correntes na montagem geral, hoje os veículos são conduzidos por skillets de última geração que regulam a altura conforme a operação a ser realizada.
Se nos primórdios do século XX uma linha de montagem contava com poucos recursos eletroeletrônicos, hoje os operadores de produção são treinados em um ambiente de realidade virtual, contam com manipuladores pneumáticos, e convivem com a mais alta tecnologia de veículos autônomos, apertadeiras eletrônicas e grande nível de automação e robótica.