Carregadores e conectores elétricos para automóveis eletrificados.

Veículos elétricos possuem como maior carga de consumo os motores elétricos de tração somado a todos os outros sistemas do automóvel.

A fonte, uma bateria estática, na grande maioria de alta densidade de energia, fornece carga, tentar gerar e manter, através da eletrólise a recomposição da mesma, recebe a regeneração dos motores elétricos quando se transformam em geradores nas desacelerações, mas não é o suficiente para nutrir de carga elétrica os consumidores por todo o tempo. Num determinado momento, depois de um determinado alcance em quilômetros rodados o veículo elétrico precisa ser carregado.


Em suma todos os veículos eletrificados, contanto com os Híbridos plugin e os totalmente elétricos atualmente produzidos em serie são acompanhados por carregadores portáteis no próprio veículo que pode ser instalado num ponto de estacionamento de maior tempo de descanso do veículo. Esses carregadores possuem uma capacidade de carregamento em torno de 11KWh a 15 Kwh até alguns modelos mais potentes capazes de carregar até 22 kw/h.
Visto que a nossa pesquisa tenha feito um levantamento entre as marcas Audi, Mercedes-Benz, Tesla, Rivian, VolVo, Peugeot e Porsche, visto também que as baterias possuem uma capacidade entre 65 kw/h até 100kWh o tempo de carga pode variar entre 5 á 11 horas de carga completa.


O carregamento pode ser realizado por carregadores mais potentes fornecido por empresas terceiras em postos de carga, dimensionados eletricamente, cada vez mais populares nas rotas de navegação usuais. Esses carregadores possuem uma potência de até 150kw/h e a carga para veículos eletrificados podem ocorrer em até 45 minutos.
Os conectores CCS tipo 2 já se estabeleceu como o de maior padrão mundial, principalmente nas fabricantes americanas e europeias é conectado no ponto de carga do veículo e o carregador inteligente faz todo o trabalho de carga, recompondo a bateria e fornecendo nova autonomia.
Alguns padrões de conectores como tipo 1 e o tipo 3 muito utilizado na China e países asiáticos possuem características iguais, alterando apenas seu formato e design.

Confira abaixo o vídeo que preparamos, ilustrando melhor sobre os conectores CCS e sobre os carregadores.