Audi e-tron FE 07 – FIA Fórmula E

De zero a cem em 2,8 segundos, mais de 95% de eficiência em todo o carro e preparação para qualquer contingência em cada detalhe, isso descreve o Audi e-tron FE07 que foi desenvolvido pela Audi Sport, incluindo seu novo motor/Gerador Audi MGU05.

 

O carro de corrida elétrico com o novo design fará sua estreia na pista durante o teste em Valência. Para a Audi, o compromisso com a série de corrida totalmente elétrica não é apenas uma competição esportiva no mais alto nível internacional, mas também suporta perfeitamente a transformação da marca em direção à mobilidade premium digital e sustentável.

“O automobilismo sempre foi de importância decisiva para a Audi e seu desenvolvimento de tecnologia. É também daí que vem o nosso slogan mais famoso ‘Vorsprung durch Technik’, ”afirma o chefe da equipa Allan McNish. Para a Audi, a sétima temporada também está associada a outra estreia. “O Audi e-tron FE07 tem um trem de força totalmente novo que foi desenvolvido internamente pela primeira vez”, disse Stefan Aicher, Chefe de Desenvolvimento e-Drive da Audi Sport.

Embora nos últimos anos sempre tenha sido usada uma versão continuamente otimizada do trem de força, desenvolvida em conjunto com o parceiro de tecnologia Schaeffler, o trabalho na nova unidade inversora MGU para o campeonato mundial que se aproximava começou do zero. O resultado é uma nova peça central chamada Audi MGU05: um sistema de transmissão elétrico de uma velocidade com um conceito de rotor interno, ímãs externos, um sistema de resfriamento altamente eficiente e seis fases elétricas.
O extenso trabalho realizado em bancadas de teste internas foi um fator decisivo para atingir este objetivo. Em vários ciclos de teste difíceis, todo o trem de força foi submetido a tensão até seus limites, a fim de elevar todo o sistema de alta tensão a um nível de desempenho máximo. O resultado foi um sucesso: “Alcançando uma eficiência geral de mais de 95% para nosso trem de força. A nova unidade inversora MGU tem uma eficiência de até mais de 97 por cento em todas as condições de direção relevantes.

Se você comparar o MGU com um motor de combustão interna fornecendo uma potência comparável de 250 kW, a eficiência do elétrico não é apenas duas vezes maior, mas o peso de apenas 35 quilos também é muito mais leve”,

“Isso mostra claramente como um trem de força elétrico é uma solução eficiente.” Visualmente, o Audi e-tron FE07 de Lucas di Grassi e René Rast é apresentado em um design renovado aguadando a primeira corrida do ano.