TOYOTA GAZOO Racing GR010 HYBRID HYPERCAR

A TOYOTA GAZOO Racing inicia uma nova era de corrida de resistência com o lançamento de seu novo GR010 HYBRID Le Mans Hypercar, que irá competir no 2021 FIA World Endurance Championship (WEC).

 

Os campeões mundiais em título e três vezes vencedores de Le Mans defenderão esses títulos contra os concorrentes de novos fabricantes usando uma versão de corrida do próximo hipercarro de estrada, com tecnologia de powertrain desenvolvida no TS050 HYBRID e destacada pela nova marca Racing Hybrid.


O GR010 HYBRID é um protótipo de corrida desenvolvido ao longo dos últimos 18 meses em parceria por engenheiros da sede da equipe em Colônia, Alemanha, e especialistas em trem de força híbrido elétrico em Higashi-Fuji, no Japão.
O GR010 HYBRID incorpora um poderoso trem de força híbrido de corrida com tração nas quatro rodas, com motor biturbo V6 de 3,5 litros, proporcionando 680 cv nas rodas traseiras e combinando com um motor gerador de 272 cv, desenvolvido pela AISIN AW e DENSO, no eixo dianteiro. A produção total é limitada a 500 kW (680 CV), o que significa que a eletrônica sofisticada do GR010 HYBRID reduz a potência do motor de acordo com a quantidade de impulso híbrido implantado.


O novo visual impressionante do protótipo de corrida reflete a aparência de sua inspiração, o hipercarro GR Super Sport que fez sua estreia pública durante uma corrida de demonstração e devolução do troféu cerimonial nas 24 Horas de Le Mans 2020 e está atualmente em desenvolvimento. Para marcar esta nova era para a TOYOTA GAZOO Racing, uma nova pintura inclui as icônicas letras GR para indicar a forte ligação entre os carros de corrida e de estrada.
A TOYOTA GAZOO Racing entra em sua nona temporada no WEC com a mesma formação de pilotos que trouxe Le Mans e a glória do Campeonato Mundial para a equipe na campanha de 2019-2020. Os recém-coroados campeões mundiais Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López conduzirão o # 7 GR010 HYBRID, enquanto Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima e Brendon Hartley correm com o carro # 8. Nyck de Vries continua em seu papel de piloto de teste e reserva.

Essas batalhas serão travadas em seis corridas em três continentes, começando com as 1000 milhas de Sebring em 19 de março, antes das 6 Horas de Spa-Francorchamps (1º de maio) e o destaque da temporada, as 24 Horas de Le Mans em 12-13 de junho . A primeira corrida de resistência do Campeonato Mundial em Monza desde 1992 acontece em 18 de julho, antes das viagens para Fuji Speedway (26 de setembro) e Bahrein (20 de novembro), todas competições de seis horas.

Texto e imagens:Global Newsroom Toyota