O nome Supersports remonta ao Bentley 3 Liter, o primeiro carro da empresa construído entre 1921 e 1929. A versão mais alta do 3 litros foi o Super Sports, com uma velocidade máxima garantida de 100 mph. Apenas 18 deles foram construídos. A Bentley Super Sports venceu as 24 horas de Le Mans em 1927.
O novo modelo é o carro de produção mais poderoso da Bentley até hoje, com 700 cavalos de seu W12 de 6 litros alimentado por turbocompressores gêmeos. A Bentley o anuncia como o quatro lugares de luxo mais rápido e mais poderoso do mundo, com uma velocidade máxima de 209 mph.
Com pouco mais de 5000 lbs, o carro não é um peso leve, mas se beneficia de freios de disco de carbono de cerâmica maciça, que a Bentley também descreve como o maior do mundo. A empresa tem colocado esforço em economia de peso, especialmente com massa.
O AWD Supersports apresenta uma versão melhorada do sistema de vetor de torque que a Bentley introduziu pela primeira vez no Continental GT3-R. O sistema travará brevemente as rodas dianteiras e traseiras individuais durante a aceleração dos cantos, enquanto envia completamente para as rodas não travadas, melhorando assim a estabilidade e maximizando o desempenho. Em condições de condução normais, o Supersports envia 60% da sua potência para as rodas traseiras, mas a relação pode ajustar conforme necessário para uma tração ideal.
Texto e imagens: De Press Release Bentley , traduzido por Gionei da Rocha com acréscimo de detalhes e explicações específicas do assunto