Veículo a Hidrogênio é Aprovado para o Trabalho Urbano.

010170120330-carro-celula-combustivel

A célula de combustível a Hidrogênio é uma das tecnologias promissoras para a mobilidade sustentável. Embora já seja uma tecnologia criada a mais de 70 anos a célula de combustível vinha se mostrando inviável para a aplicação. Recentemente cientistas comprovaram, através de um teste de veículo utilitário, que a célula a Hidrogênio é capaz de suprir nossas necessidades.

Basicamente a célula de combustível retira o elétron do hidrogênio e o direciona a um meio de propulsão, ou seja, um motor elétrico, criando corrente elétrica suficiente para seu funcionamento. O motor elétrico movimenta o veículo e acessórios ligados a ele.
O hidrogênio sempre foi um problema pela questão do armazenamento, quanto a vazamento. Outros problemas com transporte e padronização de reabastecimento sempre foram impasses para os projetos.

010170120330-carro-celula-combustivel

Os engenheiros do instituto EMPA colocaram em operação um veículo utilitário para limpeza das ruas. Durante três meses o veículo permaneceu em operação nas ruas da cidade Suíça de Basel, emitindo apenas vapor de água no escapamento, único resíduo da célula de combustível. O resultado foi surpreendente, pois os técnicos não acharam vazamentos ou quaisquer outros problemas.
Embora limpo como combustível, a maneira como se produz o Hidrogênio atualmente é insustentável, por que é retirado de um processo junto ao gás natural. Mas, processos sustentáveis, utilizando energia solar já existem para extrair o hidrogênio e contribuiria com uma parcela significativa, principalmente para serviços urbanos das cidades.

Texto: Gionei da Rocha
Imagem: EMPA