2012 Pininfarina Cambiano Concept Hybrid

2012-pininfarina-cambiano-concept-front-and-side-tilt-1280x960

Uma combinação perfeita de arte, design e tecnologia que incorpora estilo italiano e respeito pelo ambiente em uma nova abordagem ao luxo, de acordo com a escola de pensamento de Pininfarina.

O Cambiano é um carro conceito que é elegante e esportivo, requintado e confortável. Uma combinação atraente de puro design de ponta, o corte e engenharia intransigente que respeita o ambiente, tanto no motor como na escolha de materiais.

O Cambiano é uma expressão da Pininfarina atual, incorporando todas as habilidades da empresa em termos de planejamento, o estilo e a pesquisa no campo da mobilidade sustentável. Não é por acaso que o nome escolhido é o da cidade onde Pininfarina tem a sua sede.

2012-pininfarina-cambiano-concept-front-and-side-tilt-1280x960

O luxuoso sedã esportivo incorpora os arquétipos inovadores de design Pininfarina na íntegra. Hoje, em 2012, o Cambiano redefine e reinterpreta as idéias que são os princípios básicos do design: proporções harmoniosas, linhas tensas e superfícies de fluidos, e um elemento simples. O resultado é um impacto visual muito forte, enfatizada por uma forma extremamente pura, aerodinâmica baseada em elementos estilísticos essenciais e puramente funcionais.

O Cambiano rompe com a tendência geral do projeto que está sobrecarregado com os elementos, e com confiança abraça o retorno de forma pura, como o valor absoluto, no melhor “tradição” de estilo italiano, refletindo a essência mais profunda da Pininfarina Design.

2012-pininfarina-cambiano-concept-rendering-3-1920x1440

A instrumentação do posto de condução é dividido em três zonas prioritárias de acordo com a utilização: funções do carro e navegação, desempenho e conforto, multimídia e conexões. A tela principal mostra a potência entregue pelos 4 motores elétricos apoiados pela turbina, a carga da bateria e o indicador de combustível, a gama total e o modo de condução (Ecocity, neve / gelo, Eficiência, esportivo, Normal), e o velocímetro.

O motorista monitora o navegador, as mensagens de aviso e as funções de multimídia no visor secundário. O “swap” transfere o controle do navegador e outras funções para o visor central e vice-versa. E um touch pad dá acesso à instrumentação interativa e controle do clima. O driver controla as luzes e o seletor de velocidades no volante, enquanto o “Start” de controle e um dispositivo de suporte estão no túnel central.

2012-pininfarina-cambiano-concept-side-1280x960

O Cambiano também define novos parâmetros para a eco-sustentabilidade no segmento de carros de alto desempenho de luxo, seus pontos fortes incluem acionamento elétrico que garante zero de emissões no ciclo urbano e uma série operações, que é a maior gama das oferecidas no mercado hoje .

2012-pininfarina-cambiano-concept-dashboard-1280x9601

Os quatro motores, que são produzidos pela Magneti Marelli, são montados na parte da frente e na traseira e cada um proporciona um fornecimento contínuo de 60 kW com picos de 150 kW para um total de 600 kW de potência de saída máxima, com um binário de 640 Nm. Cada motor é controlado eletronicamente e em separado para garantir diversas funções, incluindo a regeneração de energia em desaceleração e de frenagem (KERS), controle de tração com a opção de variar continuamente a divisão de torque entre as rodas de forma independente (Programa de Estabilidade Vectoring) e anti-bloqueio de assistência de frenagem. As estratégias de controle de tração faz o veículo ainda mais agradável de conduzir, garantindo excelente desempenho e máxima segurança sobre todos os tipos de rotas.

2012-pininfarina-cambiano-concept-powertrain-1280x960

O sistema incorpora uma unidade de APU (unidade de potência auxiliar) para carregar as baterias e, quando necessário, pode fornecer energia diretamente para os motores: esta unidade é uma turbina geradora de 50 kW Bladon Jets micro que normalmente funciona com diesel, mas que pode ser calibrado para ser compatível com vários tipos de combustível. Além desta vantagem, a turbina é menor do que os dos motores de combustão com um fornecimento de energia semelhante, pesa apenas 40 kg, e gera baixas emissões de poluentes. A micro turbina escolhida para o Cambiano tem características técnicas que a tornam particularmente silenciosa e sem vibrações garantindo conforto e melhoria para os passageiros.

2012-pininfarina-cambiano-concept-powertrain-2-1280x960

A bateria desenvolvido pela FAAM está instalada entre os assentos e o eixo traseiro, onde é protegido de possíveis colisões e pode ser facilmente substituído durante a manutenção. A bateria é de alta potência de energia, a densidade tipo de iões de lítio, tem uma capacidade de 50 kW / h, uma entrega de potência de pico de 500 kW, e pode ser recarregada em 6 horas, utilizando uma grelha 6 Kw / h, e em 52 minutos com a APU.

2012-pininfarina-cambiano-concept-aerodynamic-microturbine-exhaust-system-with-dynamic-air-inlet-1280x9601

Combinado com a turbina micro, garante uma gama de 205 km em ciclo urbano totalmente em modo elétrico, e uma gama total no ciclo NEDC (Novo Ciclo de Condução Europeu) mista de mais de 800 km em modo de longo alcance, maior do que de carros esportivos de luxo com motores convencionais. O modo Sport torna a condução mais emocionante, acelerando de 0 a 100 em 4,2 seg, e limita a velocidade contínua superior a 250 km / h.

O generoso leque CAMBIANO foi alcançado pelo sistema de acionamento inovador, ao centrar a atenção na eficiência aerodinâmica, obtidos no túnel de vento Pininfarina, e por uma redução significativa de peso: o Cambiano pesa 1695 kg vazio, um resultado excelente se considerarmos o tamanho da carro. O chassis é leve, resistente e modular, compreendendo uma célula de fibra de carbono para os ocupantes e dois módulos de alumínio, um à frente e um na parte traseira, que atuam como células de deformação, absorvendo impacto e apoiando todas as partes mecânicas. Esta solução de engenharia permite que os mesmos módulos possam ser usados para uma família inteira de veículos derivados. A célula central pode ser construída com materiais e dimensões que lhe permita adaptar-se às diversas exigências dos volumes de custos, fabricação e mobiliário da cabine de um veículo derivado futuro.

2012-pininfarina-cambiano-concept-rear-section-1280x960

Texto: De Press Release Pininfarina, traduzido por Gionei da Rocha com acréscimo de detalhes e explicações específicas do assunto.
Imagens: Copyright Seriouswheels.com