
Tudo pronto para a temporada 2012 da Indycar Series 2012, com muitas novidades nos carros, na segurança e com os pilotos, uma delas, que talvez tenhamos mais um piloto brasileiro na categoria. Rubens Barrichello realizou alguns testes com o bólido da KV Racing e ficou satisfeito.
“Fico contente de não quebrar nada”, comentou Rubinho antes dos testes. O piloto deu algumas voltas no circuito de Sebring, nos dias 30 e 31 de Janeiro.
[Rubens Barrichello em testes]
A categoria mais veloz dos Estados Unidos trouxe muitas mudanças para 2012. Os carros ganharam um inovador perfil aerodinâmico com uma carenagem que favorece a passagem do fluxo de ar e gera uma pressão negativa em todo o carro. Na área dos pneus houve uma extensão dessa carenagem, contornando o pneu, com a finalidade de cortar a turbulência que existe com o fluxo de ar que vem da frente do carro com o fluxo de ar gerado pela força de rotação dos pneus, centrífuga.
[ Dario Franchitti ]
Muitas mudanças na categoria estão acontecendo para essa temporada, principalmente com a questão da segurança. Motivada pelo trágico e fatal acidente da temporada de 2011 com Dan Wheldon os engenheiros buscaram significativas mudanças nos macacões, capacetes, suspensão, sinalização e até mesmo com os chamados SAFER Barrier, ou barras de segurança, na versão 2, mais flexíveis aos impactos.
As 15 etapas do campeonato prometem fortes emoções e uma delas será aqui em São Paulo, no dia 29 de Abril, denominada “Ruas de São Paulo”. Será a 3ª edição da competição no Brasil e a cada ano a estrutura fica melhor, o público comparece em maior número e o espetáculo vale a pena ser visto.
[Tony Kanaan]
Texto: Gionei da Rocha
Imagens: IRL Indycar Series