Embraer Legacy 500

1_legacy_500_rollout_5

A Embraer apresentou, pela primeira vez, seu mais novo jato executivo, o Legacy 500, da categoria midsize. O rollout, como o evento é conhecido em inglês, aconteceu no hangar de produção, localizado na sede Empresa, em São José dos Campos, Estado de São Paulo.

A partir de agora, os engenheiros de teste e de desenvolvimento poderão realizar importantes ensaios em solo, antes do primeiro vôo da aeronave, programado para o terceiro trimestre de 2012.

“Este é um dia especial para o programa Legacy 500”, disse Maurício Almeida, Diretor de Programas da Embraer – Aviação Executiva. “A entrega da aeronave pela equipe de produção ao time de ensaios nos permitirá obter informações vitais durante os testes em solo, os quais serão utilizados para acelerar a campanha de testes em vôo.”

1_legacy_500_rollout_1

Após esta primeira apresentação, este avião realizará testes preliminares de sistemas, que abrirão caminho para a primeira partida de motor e, posteriormente, para os testes de vibração em solo (GVT) e demais ensaios em solo. Esta aeronave é a primeira de três protótipos que serão usados nos testes de desenvolvimento, em solo, em vôo e de certificação.

Mais de 800 engenheiros da Embraer trabalham atualmente no programa de desenvolvimento do Legacy 500, que será certificado pela ANAC (Brasil), FAA (EUA), EASA (Europa) e outras autoridades de aviação em mercados-chave em todo o mundo. O jato é equipado com dois motores turbofan Honeywell HTF 7500E, cada um com 6.540 libras de empuxo na decolagem. Eles permitirão à aeronave voar em cruzeiro de alta velocidade a Mach 0,82, bem como percorrer 5.600 km (3 mil milhas náuticas) sem escalas, com quatro passageiros. O flight deck integrado Pro Line Fusion®, da Rockwell Collins, bem como o moderno sistema totalmente eletrônico de comandos de vôo (fly-by-wire) com proteção de todo o envelope de vôo, são outros destaques do avião.

1_legacy_500_cockpit_001_alta

O Legacy 500 acomoda confortavelmente 12 passageiros em uma cabine de 1,82 metro (6 pés) de altura e piso plano. A cabine possui quatro pares de assentos totalmente reclináveis, altitude equivalente a 6 mil pés, sistema de gerenciamento Ovation® Select, da Honeywell, e compartimentos de bagagem interna e externa. Assentos premium também estão disponíveis e oferecem descanso para as pernas, abas flexíveis para descanso da cabeça, suporte lombar com atuador elétrico e sistemas de massagem e aquecimento únicos nesta categoria de aeronave.

Nota aos editores

A Embraer S.A. (NYSE: ERJ; BM&FBOVESPA: EMBR3) é uma empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 120 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras. Com sede em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, mantém escritórios, instalações industriais e oficinas de serviços ao cliente no Brasil, China, Estados Unidos, França, Portugal e Singapura. Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves e sistemas para os segmentos de aviação comercial, aviação executiva e defesa e segurança. A Empresa também fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo. Em 30 de setembro de 2011, a Embraer contava com 17.204 empregados – número que não inclui funcionários das subsidiárias não-integrais – e possuía uma carteira de pedidos firmes a entregar de USD 16 bilhões.

1_legacy_500_rollout_5

Texto e Imagens: Press Release Embraer