Olimpíadas de 2012, em Londres, Terá Taxi Movido a Hidrogênio

lotus3

Emissão zero de poluentes é o novo paradigma que envolve a indústria automobilística mundial e a Lotus, um dos maiores fabricantes de carros esporte do mundo está dando um gigantesco passo neste conceito.

A Lotus sempre foi caracterizada por ser uma empresa que produz carros extremamente esportes, como o Lotus Elise e os carros de Fórmula-1. Atualmente em concordância com as novas exigências ambientais e aproveitando-se do maior evento esportivo do mundo, as Olimpíadas, a Lotus pretende colocar nas ruas de Londres um taxi movido a Hidrogênio.
O veículo é o tradicional Black Cab Inglês, muito tradicional nas ruas da capital Inglesa. A diferença fica no setor propulsor do veículo. O automóvel possui tração traseira por dois motores elétricos, alimentados por uma bateria de Lítio.

lotus1

A célula de Hidrogênio é o grande segredo do automóvel, pois é ela que gera a eletricidade para armazenar na bateria e alimentar os motores elétricos, emitindo apenas vapores de água no escapamento.
“O Blac Cab é uma boa ferramenta para demonstrarmos a nossa tecnologia, pois enquanto você abastece as células elas continuarão a produzir energia”, disse Ashlev Kells, diretor do programa da Intelligent Energy, a empresa parceira da Lotus no desenvolvimento das células de combustível.

lotus2

Com um peso total de 2,6 toneladas o tradicional veículo de taxi Inglês acelera de 0 a 100Km/h em 15,6 segundos e sua velocidade máxima é de 128 Km/h. Excelentes números para um veículo clássico e para o trânsito Inglês, congestionado como o trânsito Brasileiro.

Texto: Gionei da Rocha
Imagens: Lotus engineering