A Lenda

pra-sempre-ayrton1

No ano em que o maior ídolo do automobilismo nacional completaria 50 anos, o infomotor faz uma homenagem ao tricampeão mundial de Fórmula-1, Ayrton Senna da Silva. Após 16 anos de sua trágica morte o mundo ainda lembra o gênio das pistas que encantou gerações apaixonadas por corrida de carro.

Sem sombra de dúvidas Ayrton Senna fez nossos avós, país e até mesmo nós suspirarem na frente da televisão nos chuvosos ou ensolarados dias de corrida de Fórmula -1 nos anos 80 e 90. Quem dessa época não lembra o “passeio dominical”, as ultrapassagens alucinantes, as estratégias e os tempos a serem batidos.

800px-toleman_tg184
[Primeiro carro com qual Ayrton Senna correu]

Senna era um perfeccionista nato, que não admitia erros e trabalhava constantemente nos acertos do carro, em condicionar sua melhor dirigibilidade e sua aptidão física. Quantas provas na história, quantas bandeiras verde-amarelas levantadas no pódio, quanta alegria Senna trouxe aos brasileiros e quantos recordes em seu tempo.

senna_brands_1986
[Lotus que Ayrton venceu pela primeira vez]

Ayrton Senna, tricampeão mundial de Fórmula-1, morreu aos 34 anos com 162 Gps disputados, 41 vitórias, 80 pódios e 96 chegadas na zona de pontuação em um tempo onde se tinha um motor V12 de quase mil cavalos nas costas e sem controle eletrônico nenhum para se corrigir os erros do piloto.

senna1
[“Eternamente Ayrton”]

A disputa era no “braço” no punta-taco, na estratégia e no acerto. Seus rivais na pista como Alain Prost e Nigel Mansell ainda o lembram como um adversário muito forte em suas disputas. Ayrton foi eleito recentemente o piloto do século pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e para nós brasileiros Ayrton Senna da Silva sempre será uma Lenda.

ayrton-senna-o-melhor

Texto: Gionei da Rocha
Imagens: Wikipédia .com