Velas de Ignição Automotiva Movidas a Laser

vela-laser

O laser está presente em praticamente todas as ciências que conhecemos. Na robótica, na medicina, na física, na astronomia, na mecânica dentre outras. Agora, engenheiros automotivos do laboratório de energia dos estados unidos estão criando uma vela de ignição movida a laser.

A vela de ignição do automóvel é a responsável por gerar a centelha elétrica entre seus eletrodos e provocar a ignição da mistura ar mais combustível. Devido a sua posição dentro da câmara de combustão e os resíduos de carvão deixados pela queima do combustível a vela possui uma determinada vida útil.
vela-laser
Outra razão citada pelos pesquisadores seria o fato de todos os motores poderem trabalhar com uma taxa de compressão maior que as atuais ou então menores também, já que o laser cobriria toda a área doa câmara de combustão e do cilindro, podendo inclusive inflamar boa parte dos gases que não são queimados em todo o curso do pistão.
O tamanho dos componentes assim como seu peso teria uma redução significativa, visto na foto o protótipo é bem grande, apenas como estudo e detalhamento técnico. A queima mais eficiente do combustível resulta em menores emissões de gases nitrogenados, os conhecidos NOx, extremamente danosos ao meio ambiente.

Texto: Gionei da Rocha
Imagem: NETL