Avião Tripulado Movido a Hidrogênio (H)

aviao-a-hidrogenio1

A partir de um projeto de um motoplanador a DLR, agência espacial alemã, desenvolveu um avião movido a célula de hidrogênio, tripulado para voar sem poluir o meio Ambiente.O Antares DLR H2 é o primeiroavião do mundo a hidrogênio tripulado.

Suas asas possuem uma envergadura de 20 metros e o avião foi todo reforçado para suportar os tanques extras de hidrogênioe as células de combustível.
A célula de combustível é uma tecnologia mais antiga do que imaginamos. O hidrogênio é um transportador de carga elétrica com seu único elétron. As membranas da célula de Hidrogênio separam este elétron do átomo que poderá alimentar algum consumidor elétrico.

aviao-a-hidrogenio1

No caso do Antares a célula de combustível é capaz de gerar uma energia em torno de 25 Kilowatts, embora o motor elétrico do avião consuma apenas 10KW. A eficiência da célula e do motor elétrico chega a 44%, muito além dos motores a combustão interna que possui uma eficiência média de 33%.

aviao-a-hidrogenio

O avião voa a uma velocidade máxima de 170 Km/h e sua autonomia é de 750 km. O melhor de tudo é que essa tecnologia representa emissão “Zero” de poluentes, o único resíduo que sai da célula de combustível é a molécula da água H2O. O avião é uma realidade e já voa em testes na Europa.

Texto: Gionei da Rocha
Imagens: DLR