Avião Científico da Nasa faz Vôo Inaugural

nasa

Com o Objetivo de realizar estudos científicos relacionados a qualidade e condições da atmosfera do oceano pacífico a Nasa, agência espacial America, desenvolveu um avião “não tripulado” com capacidade de voar a 18.000 metros de altura e percorrer distâncias de até 20.000 quilômetros.

O desenvolvimento do avião Global Hawk faz parte do projeto GloPac. O vôo é o primeiro de cinco missões que o avião realizará em uma campanha de coleta de dados e estudos atmosféricos na região do oceano Pacífico e Ártico, transportando onze diferentes aparelhos para as análizes.

nasa

O avião é controlado por um programa que pode operá-lo por um período de trinta horas. Caso o avião tenha que mudar de rota, por uma condição meteorológica, por exemplo, os controladores em terra podem mudar seu curso.
Paul Newman, cientista da Nasa disse: “Nenhuma outra plataforma científica oferece esse período para o acompanhamento dos fenômenos atmosféricos, que evoluem muito rapidamente. Esta missão é a nossa primeira oportunidade de demonstrar as capacidades únicas deste avião robótico, ao mesmo tempo que coletamos dados que ainda são muito mal amostrados”.

Texto: Gionei da Rocha
Imagem: Nasa