2010 Formula 1 Chinese Grand Prix

button-bandeirada

Corrida marcada pela chuva e festival de Boxes neste Domingo na China. A Fórmula 1 aconteceu nesta madrugada de Domingo, no horário do Brasil, no Circuito de Shanghai e mais uma vez a chuva ajudou a realizar uma ótima prova. F.Massa não conseguiu ir pra frente e terminou com um disputado 9º lugar.

Na largada, com chuva já pegando em uma metade do autódromo, os carros arrancam e F.Alonso dispara na frente, queimando a largada e sendo penalizado pelos comissários de prova. Já na primeira volta uma bandeira amarela ajuda para que todos os carros entrem nos Boxes para fazer as trocas com pneus intermediários.

largada-nachuva

Alguns pilotos não entram obrigando os líderes a ficarem mais atrás. Nas voltas seguintes o “show” começou, Lewis Hemilton, em um dia inspiradíssimo foi levando todas e indo pra frente do grid. Na volta dez N.Rosberg estava em primeiro seguido de J.Button e R.Kubica e as duas RBRs.

boxes-a
[Disputa até nos boxes]

L.Hamilton ultrapassa as duas RBRs na volta quinze e dezesseis e cola em M.Schumacher, que batalhava pra se manter em 5º. Com o erro de Rosberg, Button assume a ponta. Com a chuva apertando e os pneus intermediários gastos grande parte dos pilotos entraram para uma nova rodada de boxes.
Depois das trocas houve um momento de corrida com muita disputa de posições e uma nova bandeira amarela reagrupa todos para uma relargada.

mclaren-lewis-hamilton
[L.Hamilton arriscando tudo]

Na volta trinta L. Hamilton já era 3º e vinha forte para alcançar N.Rosberg.
Muita disputa na volta trinta e quatro, V.Petrov roda sozinho e entrega a quinta posição para F.Alonso com F.Massa se mantendo na 10ª posição depois de chegar a ocupar a 13ª posição.

fmassa-na-chuva
[Massa em uma das suas ultrapassagens]

Na volta trinta e seis uma forte briga entre N.Rosberg e L.Hamilton pela 2ª posição, com Hamilton tomando “X” e depois ganhando, com muita disputa, o segundo lugar na prova.
Na volta trinta e oito chuva forte novamente e os pilotos entram todos nos boxes para uma nova troca pelos pneus intermediários novos. Muita briga por posições, com a prova se encaminhando para parte final, e na volta quarenta e seis os líderes começaram a se aproximar uns dos outros.

escape-f1
[Detalhe do escapamento da Ferrari]

F.Massa briga e conquista a 9ª posição de M.Shumacher.
Na volta cinqüenta e três J.Button e L.Hamilton ficaram praticamente sem pneus, a chuva volta a cair em Shanghai e os pilotos poupam equipamento. Na volta cinqüenta e seis J.Batton recebe a bandeirada seguido por L.Hamilton e N.Rosberg.
button-bandeirada

O campeonato está apenas começando, temos quinze provas pela frente, o regulamento está muito restrito e as equipes têm direito a somente oito motores em toda a temporada. A Fórmula- 1 2010 está a cada prova surpreendendo pelas disputas entre os pilotos e equipes.

Texto: Gionei da Rocha
Imagens: www.f1.com