EMB -314 Super Tucano

img_combat_supertucano_anatomy_01_zoom

Orgulho da Aviação Nacional, produzido pela Embraer, Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A., o Super Tucano é considerado mundialmente um dos melhores aviões de treinamento militar de pilotos e um excelente avião de ataque leve. O EMB-314, conhecido como Super Tucano é uma derivação avançada do T-27 Tucano, globalmente conhecido também pelos aviões da esquadrilha da fumaça.

Há 20 anos no mercado mundial a plataforma do Super Tucano é capaz de resistir cargas de até 7 G positivos e 3,5 G negativos. O Super Tucano apresenta em sua arquitetura eletrônica uma capacidade de Interface Homem-Máquina de última geração, que se destina a minimizar a carga de trabalho do piloto, mediante a otimização de todas as tarefas como rastreamento, interceptação, vigilância, apoio, etc.

img_combat_supertucano_anatomy_01_zoom

Projetado com um motor turboélice Pratt & Whitney PT6A-68/3 de 1.600 SHP que incorpora FADEC (Full Authority Digital Engine Control) (Controle Digital de Motor com Autoridade Total) e EICAS (Engine Indication and Crew Alerting System) (Sistema de Indicação de Motor e Alerta da Tripulação) impulsiona a aeronave a velocidade máxima de 590Km/h.

img_combat_supertucano_origin_zoom
img_combat_supertucano_light_attack_01_zoom

A aeronave navega a uma velocidade de cruzeiro de 520 Km/h e pode atingir um teto máximo de serviço em torno de 10.600 metros. O alcance de traslado fica dentro dos 1.445 km (combustível interno) e 2.855 km (com tanques externos). A autonomia pode chegar a 3,4 horas com combustível interno e em torno de 8,4 horas com os tanques externos. Excelente avião de manobras e acrobacias o Super Tucano dispõem de uma gama de dispositivos e aviônicos para o combate e vigilância militar.

img_combat_supertucano_interface_01_zoom

Texto: Gionei da Rocha
Imagens: www.embraer.com.br