Ônibus Anfíbio em Testes

hydrobus

Os veículos anfíbios sempre atraem a curiosidade e a atenção das pessoas. A opção de poder se locomover na água é um atrativo opcional de grande utilidade. Embora não seja comum a produção de veículos anfíbios para o dia-a-dia, existem alguns projetos interessantes, principalmente de transporte público que podem ser uma alternativa para o congestionado trânsito mundial.

Esta idéia foi concretizada por uma empresa britânica que está testando um ônibus anfíbio na cidade escocesa de Glasgow.O projeto combina o formato de um ônibus de transporte, com toda a tecnologia e conforto, e o desenho de um barco no fundo.

hb2

O Amfibus foi fabricado na Holanda e tem capacidade para 45 passageiros. Ele funciona como um ônibus normal nas ruas, mas na água é movido por duas turbinas.

hb

Se aprovado, o veículo de R$ 2 milhões vai passar a fazer o trajeto hoje realizado por uma barca. No Brasil o ônibus poderia ser aplicado com sucesso, pois temos a maior bacia hidrográfica do mundo com a maior parte das cidades sendo atravessadas por gigantescos rios. Basta uma ação governamental, séria, que trabalhe na limpeza e revitalização das águas.

hydro-_6

Texto: Gionei da Rocha
Imagens: Anfibus