Um Olhar no Passado Automotivo

1889-daimler-wire-wheel-car-front-and-side-1920x1440

Em 1889 o conceito de automóvel estava realmente bem definido. Com o motor a vapor tocando plenamente toda forma de força motriz, no período da revolução industrial, nascia o motor de combustão interna e os primeiros automóveis no mundo.

Após a descoberta do refino do petróleo e a gasolina como subproduto do mesmo os engenheiros da época logo começaram a perceber que uma mistura de ar mais combustível dentro do cilindro provocaria uma explosão que deslocaria o pistão com muito mais força e potência que os motores a vapor, sendo mais leves e compactos.

1889-daimler-wire-wheel-car-wilhelm-maybach-at-the-wheel-1920x1440
Logo os automóveis se tornaram uma realidade e Daimler, em 1889, construiria um de seus primeiros projetos. Notem a simplicidade dos conjuntos mecânicos de direção, suspensão, freio e transmissão, esta última mecânica de quatro velocidades e as engrenagens ficavam expostas necessitando de lubrificação constante.

1889-daimler-wire-wheel-car-rear-angle-2-1920x1440
1889-daimler-wire-wheel-car-side-angle-1920x1440
Estes automóveis, como os de outros engenheiros, circulavam nas ruas das grandes cidades do mundo, em Paris, em Londres e em ruas americanas no fim do século XIX, sob o controle de pessoas de alta nobreza na sociedade e engenheiros ligados a área metal mecânica. Hoje o automóvel é um ícone do capitalismo moderno e estima-se que mais de “Um Bilhão” de automóveis circulam nas ruas de todo o mundo.

Texto: Gionei da Rocha
Imagem: Seriouswheels.com