Dia sem Carro em BNU

dsc00581

Falta de comprometimento, esta pode ser a definição da campanha “Um dia sem carro” de ontem 22 de Setembro na cidade de Blumenau – SC. A proposta foi excelente da parte governamental com o aumento no número de ônibus e com a implantação de um sistema de aluguel de bicicletas, mas foi lastimável a atitude de uma população tão individualista.

Infelizmente uma pequena parcela da população aderiu a campanha de deixar o carro em casa e se locomover por um meio alternativo. Pela manhã o número de carros que circulavam na rua era similar aos dos outros dias sem campanha. A leve garoa pode até ter atrapalhado um pouco, porém o que mais se viu foram ônibus vazios e filas de carros, geralmente com um único ocupante, o próprio motorista.
dsc00576
[Trânsito normal]

Lamentável a atitude de um povo que está prestes a completar o 1º aniversário de sua última tragédia “ambiental”. O que se ouve pelas ruas e corredores de empresas ou órgãos públicos é sempre aquela velha desculpa de que eu não posso, eu não vou, não tem como, pensamento fomentado pelo egocentrismo, consumismo e principalmente pelo comodismo.
m7nx
[Ônibus vazio]

Nossa ilha, nossa casa precisa de ajuda. Não é mais um pedido, é uma nova ordem global. Há aqueles que ironizam e ridicularizam o fato de alguém caminhar a pé, pegar carona com o seu vizinho, utilizar transporte coletivo ou pedalar, se colocando em uma posição isolada dentro de uma carapuça de metal sobre rodas sentindo-se sublime, único e intocável ser no universo.
dsc00583
[Fluxo intenso em todas as vias da cidade]

Apesar destes fatos foram vistos durante o dia alguns “guerreiros” em meio ao caótico trânsito que estava mais confuso e lento do que o normal. E essas pessoas não eram apenas trabalhadores humildes, o evento foi aderido e apoiado por muita gente de todas as classes da sociedade, conscientizadas das futuras transformações de tecnologia para um crescimento sustentável. A bicicleta ou a caminhada são uma das atitudes entre as dezenas a serem aplicadas, com planejamento.
dsc00577
dsc00575
[Adeptos solitários]

No período da noite, contando com a presença do Prefeito da cidade, a Seterb (Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau),organizou uma pedalada pelas ruas. O trânsito voltou a ficar lento e com poucos adeptos do pedal. A bicicleta é liberdade e deve ficar em primeiro plano, o automóvel deve ficar em segundo plano, principalmente na atual situação onde ainda não possuímos veículos automotores ecológicos. Em outras matérias, produzidas aqui no site intituladas: “Automóveis Híbridos, o Futuro Chegou” ou “Tecnologias Limpas para o Automóvel”, ou ainda, “Opção de Trânsito Limpo” mostram alternativas Inteligentes que podem ser adotadas.
Este tipo de programa, referência nas mais modernas cidades do mundo, não funciona com excelência na nossa cidade e País, igualmente a outros programas, acabam por ser só uma ação legal e bem intencionada por alguns. Exemplo disso se vê todos os dias em paredes pixadas, lixo na rua, violência no trânsito, desrespeito aos mais velhos e tantos outros.
photo
[Passeio noturno pela cidade]

Isso se deve ao fato de termos o costume de adotar comportamentos que priorizam a vantagem e o oportunismo, reflexo sócio-político vergonhoso de um país que está na situação vista e estampada todos os dias no jornal e noticiário nobre. Não adianta promover belas e eficientes campanhas para um povo que aceita a derrubada de suas matas, que joga lixo pela janela do automóvel, entre outras atitudes inadequadas.
dsc00578
[Calçadas vazias, padrão inadequado]

Educação, valores étnicos e respeito ao planeta e a si próprios são questões que precisam ser praticadas por todos. Enquanto alguns países pensam como cultura sustentável, híbrida e ecológica, o Brasil pensa como os velhos motores seis cilindros carburados.
A equipe do infomotor apóia e participa de atitudes e programas que visam o bem estar da população, a defesa dos ecossistemas e o desenvolvimento de tecnologia sustentável para a área automotiva e trabalha para com e para que as pessoas tenham esta informação esperando para as próximas campanhas uma adesão global. Ainda, a equipe do site parabeniza as autoridades governamentais da nossa cidade, a secretaria de trânsito e a Seterb, Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau.

Texto: Gionei da Rocha
Imagem: Alan Spring e Gionei da Rocha