Scanner Automotivo

dsc05378

O Scanner automotivo se tornou uma ferramenta indispensável no diagnóstico e reparo do sistema de injeção eletrônica automotivo e sistemas de segurança como o “code.” Com uma eletrônica avançada e moderna os sistemas de injeção de combustível contam com módulos eletrônicos que precisam ser acessados e a comunicação com estes componentes acontece via um software específico.

Os scanners são os portadores desses softwares, aparelhos que se ligam a tomada de diagnose do veículo para receber as informações sobre a situação do sistema, o histórico de falhas e determinar um diagnóstico preciso e correto.
Considerado uma das ferramentas mais importantes na reparação de sistemas de injeção eletrônica este aparelho pode receber, em tempo real, as informações dos sensores que são enviadas ao módulo de controle eletrônico, assim, o reparador pode saber se os sensores estão trabalhando dentro dos parâmetros especificados pelo fabricante.
Esta ferramenta ainda pode corrigir algumas falhas de leitura e ainda pode “zerar” o sistema, para que o mesmo possa montar novas estratégias de injeção e avanço de ignição. O carregamento de atualização de alguns programas, para determinados veículos, também podem ser realizados através desta interface.
A linguagem utilizada nos scanners é de fácil compreensão e a navegação pelo sistema é simples, requisitando do reparador apenas o conhecimento em injeção eletrônica. Dependendo do modelo pode servir para uma grande gama de veículos e pode ter pacotes de atualização de novos sistemas.

Texto e Imagem: Gionei da Rocha