Funcionamento do Sistema de Transmissão Automotiva

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A transmissão de torque e velocidade, produzidos pelo motor, até as rodas é realizada por todos os componentes ao mesmo tempo. O funcionamento da transmissão obedece a um rigoroso e preciso circuito mecânico, da geração de força até os pneus.

O motor gera a força necessária para movimentar a si ao conjunto de transmissão e o veículo. A força do motor primeiramente é transmitida ao volante do motor. O volante do motor possui uma massa pesada para promover a cinética entre o intervalo de tempo das explosões do(s) cilindro(os). Em uma das faces do volante está a pista de transmissão de força que vai fazer contato com a embreagem, e daí por diante, continuar transmitindo a força do motor até as rodas.

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[Disco de embreagem, peça de fricção e transferência de força na transmissão]

A embreagem contém seu principal componente, chamado disco de embreagem. O disco de embreagem é pressionado pela força do platô que o empurra contra o volante, dessa forma, todo o movimento do volante passa para o disco de embreagem.
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[Eixo Primário de engrenagem, todas estão fixas no eixo]
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[Eixo secundário engrenagens livres]

O eixo primário da caixa de câmbio está ligado ao centro, por estrias,  do disco de embreagem.
No eixo primário estão às engrenagens motoras e, geralmente, correm livres em cima deste eixo. Isso ocorre quando a marcha está em ponto morto. Através do mecanismo de alavanca e trambulador o motorista aciona o acoplamento de uma das marchas, geralmente começando pela primeira. A engrenagem selecionada trava-se no eixo primário.
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[Conjunto, trambulador,varões e garfos de engate de marcha]

Travada, a engrenagem transmite toda força e velocidade à engrenagem do eixo secundário, o eixo secundário é também chamado de eixo das engrenagens movidas. O eixo secundário transmite a rotação e força pelo diferencial que distribui aos semi-eixos e por fim as rodas do veículo.

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[Engrenagem travada no eixo secundário]

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[mecanismo composto de tambor, luva, cone macho e fêmea, anel sincronizador e engrenagem]

A cada marcha selecionada pelo motorista, ocorre o processo de  travamento do conjunto á outras marchas de saída no eixo primário, como 2ª, 3ª, 4ª e 5ª ou mais, e até mesmo a marcha a ré. E todas irão se relacionar com as engrenagens movidas do eixo secundário gerando mais torque  ou velocidade ao veículo.

Texto: Gionei da Rocha
Imagem: Gionei da Rocha