Cut Off, Corte de Combustível

dsc00282

Contribuição da tecnologia de injeção eletrônica na economia de combustível e redução de emissões de gases nocivos na atmosfera. Esta seria a tradução de uma programação que existe no sistema de injeção eletrônica para cortar a alimentação de combustível no motor chamada de Cut-Off.

O sistema de injeção eletrônica de combustível foi desenvolvido com o objetivo de reduzir a demanda de combustível no motor e conseqüentemente a redução nas emissões de poluentes. Uma programação feita no modulo de injeção, em determinada condição, corta totalmente a injeção de combustível para dentro do motor.
Em uma situação onde o veículo esteja a 60Km/h e a aproximadamente 350 metro tenha que reduzir, por um semáforo ou um cruzamento por exemplo, e para isso o motorista tire totalmente o pé do acelerador. Segundo a programação “Cut-Off” o sistema de injeção fecha os eletro injetores de combustíveis, não os alimentando com corrente elétrica. Dessa maneira o veículo, aproveitando–se da energia cinética que incide sob ele, percorre os 350 metros sem gastar uma gota de combustível.
O sistema precisa receber informação do sensor de velocidade e sensor de posição de borboleta. Contudo, se colocarmos o motor em ponto morto, desligamos o contado da transmissão com o motor para permanecer ligado a regime de lenta o motor trabalha como se tivesse parado a 800 rpm, gastando combustível.
A melhor maneira de ver o resultado do “Cut-Off” é através da direção econômica e segura, aproveitando as reduções com as marchas engatas, assim, a cinética sob o veículo o mantém andando sem consumo algum.

Texto e imagem: Gionei da Rocha