Componentes do Sistema de Injeção Eletrônica Automotivo, Parte II

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Dando continuidade a matéria sobre os componentes da injeção eletrônica, vamos verificar uma nova gama de componentes do sistema, responsáveis por alimentar o motor com combustível, de uma maneira mais eficiente possível.

MAF Mass Air Flow: sensor de fluxo de ar. Alguns tipos de sistemas utilizam um sensor que mede o fluxo da passagem de ar na admissão, geralmente colocado na mangueira ou caixa do elemento filtrante do ar para o motor.
KS Knock sensor: sensor de detonação. Este sensor tem a função de monitorar as explosões dentro da câmara de combustão. Fica geralmente acoplado no bloco do motor conferindo a ordem de ignição e verificando uma possível pré-ignição. Este sensor trabalha com o princípio da piezo eletricidade e gera um sinal de tensão alternado informando a central a cada explosão em cada 3 tempo de cada cilindro no motor.
FP Fuel Pump:  Bomba de combustível. Este atuador permanece funcionando sempre que o motor estiver funcionando. O bombeamento do combustível com uma determinada pressão é realizado pela bomba elétrica, que geralmente encontramos dentro do tanque de combustível. A bomba de combustível gera uma determinada vazão de combustível para ser utilizada pelos eletroinjetores(bicos).

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[Bomba elétrica de combustível]

O sistema conta com um dispositivo que eliminou aquele velho cheiro de combustível dentro das garagens. O Cânister cuida de absorver os gases dentro do tanque de combustível, sem que eles saiam para atmosfera e os condensa dentro de um filtro de carvão ativado. A válvula CANP Canister Purg Solenoid, válvula purga do cânister, trata de enviar o líquido condensado, para ser queimado no motor, para dentro do coletor de admissão.
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[Válvula de purga do cânister]

A válvula injetora de combustível também é um componente importante do sistema. É através dela que o combustível é injetado (Vazado). Conhecida popularmente com o nome de “bico”, a válvula injetora é uma peça formada por um corpo, vazado internamente contendo um enrolamento elétrico para formar um eletroímã e uma válvula unidirecional, para permitir ou não a passagem do combustível.

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[válvula injetora]
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[Tubo distribuidor, contendo quatro bicos e regulador de pressão]

O regulador de pressão é o componente que regula a pressão de linha de combustível. Todo sistema de injeção eletrônica de combustível possui um regulador de pressão em série com a bomba para garantir pressão exata de combustível para as válvulas injetoras, garantindo uma vazão de combustível ideal.

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[Regulador de pressão de combustível]

O sistema de injeção eletrônica ou gerenciamento eletrônico de motor conta ainda com a tarefa de comandar o sistema de ignição, responsável por gerar a centelha elétrica das velas. Este sistema é híbrido com a injeção eletrônica e comandado por ela.

Alguns tipos particulares de sistemas podem possuir outros componentes como a válvula EGR, recirculadora de gases ou ainda uma entrada de ar secundário, geralmente esses tipos de sistemas são mais antigos e comentaremos em futuras matérias.

Texto
Imagem: Gionei da Rocha e Alan Spring