Eletricidade Fundamental, Resistência Elétrica

dsc05407

Quando a corrente elétrica percorre um condutor a mesma estabelece um valor devido a oposição que o circuito oferece a passagem da corrente elétrica a qual chamamos de resistência elétrica.

Se um condutor, como um pedaço de fio for ligado entre o pólo positivo + e o pólo negativo-  de uma fonte e nesse condutor existir somente a pequena resistência do próprio fio, seria uma barreira muito baixa, ou seja, uma resistência muito baixa, com isso o valor da corrente é o máximo possível, ocorrendo o efeito de um curto circuito.
Normalmente isso não acontece porque a corrente é forçada a passar por uma série de resistências, como lâmpadas e motores elétricos, que determinam o valor de corrente conforme a necessidade.

dsc00216
[Resistência de um motor elétrico]

A resistência elétrica depende de alguns fatores que podem fazer os materiais criarem uma resistência maior ou menor a passagem da corrente elétrica. Quanto mais longo for o condutor maior será a resistência elétrica. Quanto menor for o diâmetro do condutor maior será a resistência oferecida aos elétrons. Quanto maior for a temperatura maior será a resistência, e outro fator que altera a condução da corrente é o tipo e natureza do material.

dsc00195
[Filamento resistivo de uma lâmpada causa luz e calor]

Quando temos um material com seus átomos, e os átomos estiverem preenchidos por completo com elétrons na última camada (camada de valência), este material passa a não conduzir mais. A energia de um elétron adjacente não consegue atravessar e vencer a força energética de um átomo com a eletrosféra completa, assim, não consegue conduzir. Quando temos um material com o efeito oposto, a camada de valência incompleta, o elétron adjacente pode circular e desprender-se do átomo viajando por todo o condutor.
A resistência elétrica pode promover benefícios como gerar calor em um chuveiro elétrico ou em uma torneira ou ainda em um aquecedor, porém, é prejudicial em um circuito que necessita de uma grande alimentação de corrente como um módulo de potência de som.
A resistência elétrica é dada em Ohm ou pelo símbolo grego Omega Ω, em homenagem ao físico alemão George Simon Ohm (1789 – 1854).

Texto e Imagem: Gionei da Rocha