Eletricidade Fundamental, Circuito Elétrico Consumidor

dsc00197

O circuito consumidor em um sistema elétrico é aquele que contém uma fonte de alimentação e alguma carga elétrica de consumo, como lâmpada ou um motor elétrico. Estas cargas podem estar em série ou em paralelo dependendo da aplicação das mesmas.

As cargas elétricas, como são chamadas as resistências em um circuito, podem ser comparadas com registros em um sistema hidráulico, ou seja, as cargas ou resistências, ou ainda, os consumidores são os componentes que barram a corrente elétrica.
Ainda comparando o circuito elétrico com o circuito hidráulico podemos dizer que quando temos, em uma casa uma tubulação que despeja água em várias torneiras vimos que a água vem por canos a cada torneira, assim, se todas estiverem abertas o consumo de água é grande, logo, se as torneiras estiverem ligadas em série, umas com as outras, mesmo que uma torneira estiver semi-aberta e logo adiante tivermos uma torneira totalmente aberta teremos apenas um fluxo de água determinado pela torneira que estiver mais fechada.
No circuito elétrico temos os mesmos efeitos, quando temos um circuito com vários consumidores logicamente eles apresentam suas resistências, mas se colocados em paralelo, cada fio condutor vai levar a corrente para cada componente aumentando o fluxo da corrente elétrica. Se colocarmos as resistências ou consumidores todos em série haverá a soma de todas as resistências, assim, a fonte enxergará a sua frente uma grande barreira e a corrente é apenas uma em todo circuito.

lamp-serie
[Ligação em série]

A vantagem de um circuito em série é que o consumo de energia é menor, porém, a potência dos consumidores é limitada por uma única corrente que irá passar pelo circuito, por exemplo, se tivermos duas lâmpadas em série, uma de 100 watt e outra de 50 Watt, as duas vão brilhar com uma intensidade de 50 Watt cada.

lamp-paralelo
[Ligação em paralelo]

Já o circuito em paralelo tem por vantagem um condutor para cada consumidor, e no caso do exemplo anterior, cada lâmpada se estivesse ligadas em paralelo brilhariam com a intensidade de suas respectivas potências, porém, trazem a desvantagem de ter um consumo maior. A aplicação é quem define a melhor opção de circuito, embora, na maioria das ligações automotivas os circuitos estejam ligados em paralelo.

Texto e Imagem: Gionei da Rocha
Desenho em Auto Cad: Gionei da Rocha