Conceito sobre a Arquitetura Elétrica Automotiva

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Os componentes e circuitos elétricos no automóvel são projetados seguindo uma metodologia e um conceito que visam um projeto otimizado, um dimensionamento de fios, componentes e instalação correta, promovendo a segurança e sendo ao mesmo tempo extremamente eficiente.

No automóvel a instalação elétrica é feito dentro de um rigoroso plano que estabelece a passagem dos cabos nos melhores pontos do automóvel, com um padrão onde os fios não se cruzem no mesmo chicote elétrico. Os remendos são evitados, as conexões de fios e cabos são feitos por conectores especiais com trava, evitando a umidade e mau contato.
O primeiro componente é a fonte de alimentação, também conhecida como “bateria”. A bateria fornece a tensão elétrica para todos os consumidores do automóvel.
A corrente elétrica é distribuída e protegida através da caixa de fusíveis, direcionando essas correntes para cada circuito, protegido por fusíveis. O componente que dá o “start” no automóvel é a chave, com comutador de ignição. O comutador habilita a passagem de corrente para todos os interruptores do painel, ou mesmo aciona alguns sistemas como a ignição e outros que podem ser conferidos com os led’s acesos no painel.

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[Esquema da ligação entre fonte, caixa de fusíveis, chave de ignição, interruptores e um tipo de consumidor.]

Os interruptores de comando que podem ser acionados pelo motorista dão passagem para seu respectivo consumidor. Por exemplo, se queremos acionar as luzes de farol, ligamos o interruptor do farol. A corrente elétrica sai do interruptor, passa pelo rele, alimentando a bobina do mesmo entre o pino 85 e 86. O relê também fica na caixa de fusíveis chaveando a corrente de trabalho, e enviando a corrente de consumo direto para o consumidor.
Cada consumidor recebe sua alimentação positiva de forma independente, porém, a ligação negativa de todo consumidor é feito a massa do automóvel, ou seja, o chassis. A lata é condutora e o borne negativo da bateria também é ligado na lata, assim, a corrente pode circular sem a necessidade de fios.

Texto: Gionei da Rocha
Desenho em Auto Cad: Gionei da Rocha