Tecnologia Limpa Para os Automóveis

2007 Chevrolet Volt Concept Chassis

Não vamos parar de dirigir. O homem buscou sempre uma forma de se automover. Gostamos dos automóveis, e não precisamos deixar os carros para que o planeta possa viver basta apenas aplicarmos tecnologias para a produção de energia renovável e limpa como o hidrogênio e a eletricidade na propulsão dos automóveis.

Todo modo de produção, industrialização e consumo precisa estar enquadrado em um sistema sustentável, ou seja, fazer de uma maneira que o planeta não sinta e tenha como conseqüências o desequilíbrio de seu ecossistema. A indústria automotiva também tem um papel e uma parcela muito significativa nessas ações. A mesma produz todos os componentes que vão do metal em aço, passando pelo alumínio e ligas leves até chegar aos compostos de vidros e plásticos, todos recicláveis.

2007 Chevrolet Volt Concept Chassis
[Imagem: Copyright seriouswheels, Chevrolet Volt, à Hidrogênio]

A mudança maior precisa acontecer na propulsão dos veículos. O motor de combustão interna é uma máquina ultrapassada de 150 anos atrás, que evoluiu no decorrer do tempo, mas que sempre gerou força de modo a converter uma energia térmica na explosão de combustível em energia mecânica para movimentar as rodas, tendo uma eficiência de no máximo 35%.

2009-porsche-911-carrera-and-carrera-s-coupe-and-convertible-cross-section-of-direct-fuel-injecti
[Imagem: Copyright seriouswheels, combustão em um motor]

O automóvel sempre vai existir, mas precisamos nos locomover sem destruir, precisamos migrar para uma tecnologia limpa, eficaz e renovável. Os motores elétricos são uma saída para este problema. A eletricidade é o combustível do futuro, ela é renovável, não gera resíduo, não queima e nem emana gases do efeito estufa.
A tecnologia de células de combustível a Hidrogênio é outra alternativa de transporte limpo. O hidrogênio está em 90% de nosso universo, pode ser extraído da água, gerar energia e ser devolvido ao ambiente novamente em forma de água.
2010-venturi-eclectic-renderings-front-and-side-doors-1920x1440
[Imagem: Copyright seriouswheels, Venture ecletic, veículo elétrico]

A consciência de um transporte menor em tamanho, de menor potência, limpo, para perímetros urbanos e que atenda as necessidades do homem na cidade é a maior mudança que devemos adotar nos próximos anos.

2008-saab-9-x-air-concept-driver-information-zone-1920x1440
[Imagem: Copyright seriouswheels, veículo movido a Hidrogênio]

Texto: Gionei da Rocha
Imagem: Copyright serious wheels