Oxford Desenvolve Motor Elétrico com 500 Nm de Torque

010170090605-motor-yasa-2

Um eficiente motor elétrico acaba de ser finalizado em um projeto pelos engenheiros de Oxford, universidade do Reino Unido. Segundo a engenharia que o desenvolveu, o motor é uma evolução em relação aos motores tradicionais.

Os números surpreendem, seu peso é de apenas 25 kg e seu torque de 500Nm, produzidos no eixo central do motor. O torque é um fator de grande importância nos motores em geral e também nos elétricos. Quando um motor elétrico, com um torque proveniente da força de indução magnética, alcança um valor desses, torna-se além de potente, uma alternativa eficaz na geração de propulsão para os Automóveis e a indústria no geral.

motor-eletrico
[Motor elétrico de alto torque]

Esse projeto levou cerca de 4 anos e alguns fabricantes já se interessaram na fabricação e comercialização desses motores, ainda em 2009. Segundo Nick Carpenter, da Delta Motorsport, uma empresa que desenvolve para Fórmula1, os testes de campo serão feitos em breve.
Estes motores podem equipar veículos individuais e coletivos com um conceito diferente de transporte, leve pequeno e econômico. A indústria, dos mais diversos setores, podem se beneficiar com força propulsora maior e eficiente.

Texto: Gionei da Rocha
Imagem: Universidade de Oxford