Eletricidade Automotiva

dsc05401

A eletricidade é uma ciência que está cada vez mais predominante no automóvel. Sem a eletricidade o motor a combustão nem teria nascido, pois sabemos que a combustão acontece a partir do centelhamento da vela dentro da câmara de combustão.

O automóvel não teria chego ao patamar tecnológico que está não fosse à eletricidade e eletrônica contribuído para o avanço tecnológico de todos os sistemas automotivos. Os sistemas do automóvel contemplam o princípio básico de funcionamento como há 150 anos, logicamente que com pequenas mudanças,entretanto, um sistema de freio, de suspensão, de direção, o próprio motor e transmissão são muito parecidos com os sistemas que equipavam o Ford modelo “T” ou outro carro da época.
A grande mudança ocorreu com o desenvolvimento de tecnologia de materiais e processo de fabricação que tornaram estes sistemas mais fortes, leves e eficientes. Outra mudança revolucionária foi a adição de sistemas elétricos em sistemas de segurança, conforto e acessórios. Hoje, a eletricidade e a eletrônica, além de trabalharem para que muitos sistemas funcionem independentemente, acabam ajudando ou gerenciando sistemas que antes eram puramente mecânicos como o sistema de direção elétrica, suspensão ativa, controle de tração(ASR) e estabilidade (ESP), injeção eletrônica de combustível e tantos outros que equipam os automóveis atuais.
Precisamos estar cada vez mais preparados para entender os sistemas que integram automóvel, tanto usuários como reparadores, e para compreendermos melhor vamos estudar passo a passo a “ciência eletricidade” e os sistemas eletroeletrônicos do Automóvel.

Texto e Imagem: Gionei da Rocha