
Pode não parecer, mas o sistema de arrefecimento é um dos responsáveis por manter o motor funcionando em perfeitas condições, contribuir com o rendimento a eficiência energética e redução de gases nocivos ao meio ambiente.
A temperatura do motor é um dos fatores que mais pesam quando a questão é eficiência, consumo e desgaste. Por isto, o sistema de arrefecimento deve estar sempre em perfeitas condições de funcionamento. O motor gera muito calor, o que acaba contribuindo com o aumento ou diminuição do dimensional da estrutura das peças, quando elevado ao limite.
O sistema precisa ser revisado a cada parada para verificação preventiva. O reservatório de expansão de água, assim como tubulações e mangueiras devem ser verificados quanto a trincas e rachaduras.
[Reservatório de expansão de água]
A bomba d’água deve ser inspecionada quanto a vazamentos em sua vedação com o bloco, e também deve ser testada a sua eficiência com a medição da pressão do sistema.
[Bomba de água]
A válvula termostática é um componente muito importante no sistema de arrefecimento. Se a mesma apresentar defeitos, pode fazer com que o motor trabalhe muito frio ou muito quente, o que acarretará em problemas para o motor.
[Carcaça da válvula termostática]
O radiador também deve ser submetido a uma revisão periódica. Sendo o responsável por fazer a troca de calor do sistema, o radiador deve ser limpo uma vez a cada ano, desobstruindo os canais internos e permitindo uma melhor circulação da água e dissipação do calor.
[Radiador defletor de temperatura]
O líquido do radiador também deve ser substituído, porque o fluido misturado com a água perde suas propriedades com o tempo, diminuindo a temperatura do ponto de ebulição e aumentando a temperatura do ponto de congelamento.
Todos esses componentes devem obedecer a um rigoroso plano de manutenção estipulado pelo fabricante, preservando a vida útil do sistema e contribuindo para o perfeito funcionamento do motor.
Texto: Gionei da Rocha
Imagem: Gionei da Rocha
Edição: Mídia Digital