Sistema de Freio Automotivo

disco-de-freio

O sistema de freio em um automóvel é considerado um sistema de segurança para o motorista, cortando toda força de aceleração e cinética do automóvel. Responsável por frear as rodas e consequentemente o automóvel, deve ser capaz o bastante para, em diferentes situações, reduzir a velocidade do carro o mais estavelmente possível.

O desenvolvimento do sistema de freio atravessa décadas, sempre em busca de melhorias que tragam mais eficiência e segurança para os usuários dos automóveis. Esta busca contínua no aperfeiçoamento implica na pesquisa de diferentes materiais, que suportem mais temperatura e sejam resistentes as fadigas mecânicas.

disco-de-freio
[Disco de Freio]

A eletricidade também está presente no desenvolvimento dos novos sistemas de freio com a aplicação de um subsistema denominado ABS, Antilock Brake System ou sistema antiblocante de freio. Este sistema tem o objetivo de fazer com que as rodas não travem. Você pode conferir em outras matérias os componentes e o princípio de funcionamentos deste sistema tão importante no automóvel.

Texto:Gionei da Rocha
Imagem: Alan Spring
Contribuiu com esta matéria: Deivis da Silva