Taxa de Compressão do Motor de Combustão Interna .

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O motor de combustão interna ciclo Otto absorve um determinado conteúdo de mistura de ar mais combustível conhecida como volume. Este volume é determinado pelo diâmetro do cilindro multiplicado pelo o curso do pistão dentro do cilindro. Basicamente utilizamos a fórmula matemática para se calcular o volume de um cilindro, e dependendo das medidas do curso x diâmetro se obtém diferentes cilindradas ou volumes.


Como vimos na matéria, “funcionamento do motor a combustão interna ciclo Otto”, o motor, no primeiro tempo, absorve um volume de mistura para dentro do cilindro e no segundo tempo esta mistura será comprimida dentro da câmara de combustão. É aí que entra a taxa de compressão.
A taxa de compressão é a relação entre o volume de mistura aspirada pelo pistão que está dentro do cilindro somado ao pequeno volume da câmara de combustão, que será posteriormente comprimido no pequeno espaço da câmara de combustão. Na verdade, o índice resultante expressado na forma numérica, como exemplo, 10:1 ou 12:1 onde se lê dez para um ou doze para um. Deve ser entendido como um volume total que foi dividido em partes iguais ao do volume da câmara de combustão e essas divisões  e todas essas partes podem ser comprimidas em apenas uma parte que é o próprio espaço da câmara de combustão.
Vamos desenvolver um cálculo, como exemplo, de um motor de 1000 cilindradas e quatro cilindros, levando em conta, valores arredondados de volumes do cilindro e câmara de combustão para compreender melhor esta taxa. O V.c.(volume do cilindro) é de 250 cilindradas e o V.c.c.(volume da câmara de combustão) é de 25 cilindradas então vejamos a Tc(taxa de compressão);

Tc=Vc+Vcc/Vcc
Logo; Tc=250+25/25=11

Assim temos uma Tc= 11:1, isso significa que o volume total que é de 275 cilindradas foi dividido pelo volume da câmara de combustão que é de 25 cilindradas, o resultado deu onze partes e estas onze partes podem ser comprimidas em apenas uma que é o espaço da câmara de combustão.
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Se fizermos uma análise podemos verificar que, se diminuirmos o volume da câmara de combustão com o mesmo volume do cilindro, a taxa de compressão vai aumentar e o combustível comprimido em um espaço menor conseqüentemente resulta em uma explosão mais forte gerando maior potência, contudo, para todo motor a taxa de compressão é calculada e a estrutura física e os componentes internos do motor são dimensionados e construídos para suportar estes tipos de esforços visando uma vida útil maior dos motores.

Texto: Gionei da Rocha
Imagem: Mídia Digital