Combustível, Octanagem e Número de Cetano

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O combustível de um motor a combustão interna é um dos principais elementos, considerado fundamental junto ao ar e centelha elétrica, para o bom funcionamento do motor. Portanto, o combustível tem propriedades e características próprias para atender ao funcionamento correto dos mais diferentes tipos de motores.

Sendo o combustível evaporado junto com o ar dentro do cilindro, é preciso entender que o responsável pela explosão e geração de força do motor tem de ser de boa qualidade, atendendo todos os quesitos dos fabricantes de automóveis. Dessa forma o motor vai poder extrair o máximo de eficiência, garantindo alto desempenho e baixo consumo de combustível no motor.

O combustível de baixa qualidade, seja qual for o tipo, contribui também com o desgaste prematuro dos componentes do motor, como depósitos de carvão e geração de “borra” em reação com o óleo lubrificante, podem danificar os componentes, do sistema de controle de emissões de gases do efeito estufa, como catalisador e sensor de Oxigênio (O). No caso da gasolina, quando adulterada provocando deficiência na queima, gera resíduos gasosos como monóxido de carbono (co), hidrocarbonetos (hycx), óxidos nítricos (nox), entre outros, o ácido sulfúrico e o enxofre que são extremamente nocivos a saúde humana e contaminam o lubrificante automotivo reduzindo sua validade.
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A octanagem indica o poder antidetonante de um combustível para os motores de combustão interna ciclo Otto. Quanto maior a octanagem, maior é o poder antidetonante e a taxa de compressão que se pode adotar, sem que surja o efeito da detonação. Em outras palavras este índice determina o grau onde a gasolina, quando em compressão, explode por conta própria. Desta maneira, se tivermos um motor com uma alta taxa de compressão e uma gasolina de alta octanagem, vai explodir por ação da centelha da vela e não pela alta compressão a ela submetida. Existem dois procedimentos para se estabelecer a octanagem, sendo que o mais usado é o processo Research. Atualmente a octanagem da gasolina de boa qualidade está entre 95 a 96 octanas.
O número de cetano, para os motores a Diesel, é mais ou menos o que a octanagem é para os motores a gasolina. A tendência de um combustível para os motores a Diesel queimar espontaneamente é indicado pelo seu número de cetano: quanto mais alto este índice, maior é sua capacidade de combustão dentro do motor. E quanto mais elevada esta, maior a redução no atraso da ignição e, portanto, um funcionamento mais regular do motor.

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[Filtro de Combustível]

A manutenção preventiva, como limpeza do sistema de injeção eletrônica e troca de filtro de combustível ajudam na eficiência e funcionamento do motor, prevenindo futuros problemas com o sistema de alimentação de combustível e com os componentes do motor.

Texto: Gionei da Rocha
Imagem: Gionei da Rocha
Imagem: FIAT Automóveis S.A