A Tendência dos Automóveis Híbridos

2007 Chevrolet Volt Concept Cutaway

Dirigir um automóvel sem culpa de contaminar o ambiente em que vivemos torna-se um prazer tão grande quanto o de saborear uma excelente refeição sabendo que a mesma é natural e sem calorias. É para este propósito que a cada dia a indústria Automobilística mundial está desenvolvendo tecnologias que reduzem as emissões de gases do efeito estufa.


A palavra híbrida traduz o conceito de um automóvel poder oferecer uma opção de motor que trabalhe em parceria ou junto, daí híbrido, com o motor tradicional de combustão interna reduzindo em um percentual considerável as emissões de gases contaminantes. Geralmente temos uma configuração estabelecida nesses automóveis onde a associação dos dois motores estabelece um à regra em ter um deles ecologicamente correto, ou seja, o automóvel híbrido tem um motor a combustão interna ciclo Otto e possui um motor elétrico ou a hidrogênio que trabalha em parceria produzindo força de trabalho em determinadas situações.

2007 Chevrolet Volt Concept Cutaway

A indústria automobilística começou a adotar medidas, em função das mudanças climáticas já detectadas nos anos 90, e desenvolver tecnologia para redução de poluentes. A Toyota foi um dos primeiros fabricantes a desenvolver um automóvel com tecnologia híbrida. Chamado de Toyota “Prius”, este automóvel conta com um motor a gasolina e outro elétrico. O motor elétrico permite que o automóvel se movimente, tirando o carro da inércia, momento de maior consumo do motor de combustão, e levando o automóvel até 26 km/h reduzindo as emissões em 60%. O modelo ainda conta com o sistema regenerativo que carrega as baterias aproveitando a desaceleração do automóvel para gerar energia elétrica, carregar as baterias e alimentar o motor elétrico. A GM também lançou um automóvel híbrido, o Chevrolet “Volt”, com as mesmas características do Prius. Em toda indústria automobilística há uma grande consciência ambiental e as grandes marcas correm contra o tempo para criar projetos de automóveis híbridos.
2007-toyota-hybrid-x-front-and-side-1920x1440
[Imgem: Copyright Serious Wheels, Toyota “Prius”]

O termo híbrido se estende para conjuntos mecânicos que adotam o Diesel, o gás natural, o etanol, o hidrogênio, o biodiesel e o álcool nacional, como combustível, onde trabalham em parceria como o caso dos sistemas flex. Não depende somente da indústria automobilística, mas de todos, a consciência de reduzir os poluentes e aceitarmos tecnologias, que embora, não ofereçam a potência de um V-8, contribuam para um trânsito limpo e eficaz.
Ford Flex Designed By Chip Foose At 2007 SEMA
[Imagem: Copyright Serious Wheels, ford “Flex”]

Texto: Gionei da Rocha
Imagens: Copyright Seriouswheels