Últimas Matérias

Balancin do Motor

26/02/2009

mailgooglecombalancin

O balancin ou balancins do motor é assim chamado por se parecer com uma gangorra ou balanço.

Leia mais

Mola de Válvula do Motor

26/02/2009

mola_de_valvula

Molas de retorno das válvulas; estes componentes são fabricados com uma liga chamada de aço-mola. Este tipo de aço tem uma característica e propriedade mecânica que o torna muito flexível excelente para a aplicação em molas.

Leia mais

Anéis de Segmento do Pistão

26/02/2009

Os anéis de pistão são peças muito importantes para o perfeito funcionamento do motor. Estas peças de forma circular são fabricadas com uma liga de aço-carbono com um teor de carbono bem elevado, o que da dureza a esses componentes, com certa fragilidade. Os anéis de segmentos, assim conhecidos também, são geralmente divididos em três tipos. Com finalidades diferentes e envoltos ao pistão, o primeiro tipo de anel que fica quase na cabeça do pistão tem a função de conter a pressão gerada pela explosão nos cilindros e evitando a perda de pressão na hora do segundo tempo do motor chamado de compressão. O segundo anel mais abaixo do primeiro tem duas funções, uma de ajudar a reter a compressão como o primeiro e outra de criar uma película de óleo quando o mesmo raspa as paredes internas do cilindro. O terceiro anel tem a função de raspar o excesso de óleo e criar uma fina película de lubrificação para que os outros anéis tenham o mínimo de atrito evitando o desgaste entre anéis e cilindro. As posições de colocação dos anéis nos pistões também obedecem a uma ordem por que os graus e geometria de cada anel estão para cada função que ele exerce.
Texto: Gionei da Rocha

Publicidade:

Mais Matérias

Tuchos de Válvulas do Motor

26/02/2009

mailgooglecomtucho

Os tuchos hidráulicos são componentes que funcionam a partir da pressão hidráulica gerada pelo sistema de lubrificação do motor.

Leia mais

Válvulas de Admissão e Escape do Motor

25/02/2009

valvula

Válvulas de admissão e escape; as válvulas são componentes feitos de uma liga de aço carbono. De forma circular em sua base com uma haste perpendicular no centro, a válvula, realiza a tarefa de permitir ou não a passagem da mistura na admissão para o interior do cilindro do motor ou gases queimados provenientes da combustão para fora no escape.

Leia mais