Simulação de Falhas do Sistema OBD/OBDII

Postado em: 08/2013

IMG_0477

Vamos apresentar uma simulação de falha para melhor compreensão do sistema OBDII e o aparelho de diagnóstico. agosto de 2013 – A 458 Speciale é o mais recente produto da filosofia do núcleo da Ferrari de inovação tecnológica extrema e pesquisa.

A idéia, para mostrar ao leitor, é a de simular uma falha do de temperatura do sistema de injeção eletrônica qualquer. Dessa maneira mostraremos os procedimentos com o scanner e a leitura do código de falhas.

Em primeiro momento, desligamos o sensor de temperatura do líquido refrigerante, também conhecido como sensor de temperatura do motor, através do conector do sensor. Na realidade interrompemos a comunicação com o módulo para que ocorresse uma falha no módulo de injeção eletrônica do automóvel.

IMG_0513

Isso ocorreu devido a sintomas comuns. Mistura rica e cheiro de combustível forte, devido ao excesso. A Ventoinha do sistema de arrefecimento ligou, devido a programação de emergência. E o acendimento das lâmpadas de aviso no painel, tanto a lâmpada de aviso de anomalias, como o aviso de stop, presente em alguns modelos.

IMG_0518

Assim, com a falha registrada na central, conforme protocolo, entramos com o aparelho de diagnóstico, via conexão OBD. Realizando os procedimentos, conforme aparelho, conseguimos realizar a leitura de falhas armazenadas.

IMG_0487

O mesmo indicou que o circuito do sensor de arrefecimento do motor estava aberto.

IMG_0524

Analisando, podemos concluir que procede a falha. Logicamente que no dia-a-dia, esse circuito poderia estar aberto em função de um fio interrompido, um mau contato do conector, ou até mesmo o sensor aberto com defeito ou curto. Dessa maneira a capacidade e competência do reparador, com a ajuda de esquema elétrico , multímetro ou outras ferramentas, serão necessários para o reparo do problema.

IMG_0489

O Aparelho ainda conta com a funçãode leitura em tempo real, para a análise de parâmetros do sistema e também dispõe da opção de apagar memória de falhas, após a reparação, finalizando o reparo.

IMG_0498

Texto e imagens: Gionei da Rocha

Comentários (0) Abrir comentarios