Rally dos Sertões Agrega Tecnologia

Postado em: 08/2013

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Desde micro câmeras até road book digital são utilizados pelos competidores e organizadores do maior rali do mundo disputado em apenas um país

Boas doses de adrenalina combinadas com tecnologia e reforço na segurança. Essa pode ser uma boa descrição sobre o Rally dos Sertões, que a cada nova edição se preocupa mais em melhorar o nível de competição, belas paisagens e muita segurança para todos os envolvidos com o maior rali do mundo disputado dentro de um único país. Para a 21ª edição do Sertões, que está sendo disputada desde o dia 25 de julho e terá sua chegada dia 3 em Goiânia (GO), uma série de equipamentos que podem ajudar no desempenho dos competidores estão sendo adotados.

O Sertões 2013 chama muita atenção dos apaixonados por tecnologia. Além das micro câmeras de ação Go Pro, que já tem um espaço garantido nos cockpits e capacetes dos competidores, os tablets também estão buscando o seu espaço nas mãos dos navegadores. Um dos equipamentos sugeridos pela organização e que já está sendo utilizado é o aplicativo para esses dispositivos mobiles, desenvolvido pela TOTEM, que faz uma versão digital do road book (planilha) dos competidores. O sistema serve como um apoio na navegação e trabalha integrado ao odômetro, tendo as referências atualizadas automaticamente e com alertas de proximidade. Existe um módulo para o navegador e outro para o piloto.

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Como dispositivo de apuração, localização e ultrapassagem, o Rally dos Sertões conta com equipamento obrigatório para todos os veículos de competição o GPS Unik2, da empresa francesa ERTF (disponível para locação). O aparelho unifica o sistema que fez o rastreamento dos competidores na última edição e o Sentinel, que é utilizado para um veículo mais rápido pedir passagem para quem está mais lento a sua frente, elevando o nível de segurança dentro dos trechos cronometrados.

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Outro item obrigatório dentro dos veículos é um rádio VHF base com frequência fechada. O rádio é o principal meio de comunicação dentro da prova, já que é por ele que os competidores e a equipe de organização conversam sobre qualquer imprevisto na competição. A prova também recebe um importante apoio que vem do alto. Dois aviões são usados pela organização para fazer o controle de prova. São eles que monitoram pelo rádio todos os chamados dos pilotos sobre quebras, acidentes ou imprevistos como pontes caídas ou alguma obstrução no percurso.

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Nos carros da organização, essa comunicação pode ser feita de outra maneira: via satélite. Os carros são equipados com um dispositivo chamado Autotrac, que basicamente é uma forma de se comunicar por texto utilizando o satélite. Com isso, é possível enviar e receber mensagens a todo instante e ainda revelar a localização, se necessário. Carros, motos, quadriciclos, caminhões e UTVs estão na disputa do Sertões, uma aventura que vai percorrer o total de 4.115 km.

Texto e Imagens: FGCom



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