Mercedes-Benz W196 R Silver Arrow

Postado em: 07/2013

1954-1955-Mercedes-Benz-W196-R-Silver-Arrow-Monoposto-Goodwood-Revival-2011-3-1280x800

Stuttgart – No “Goodwood Festival of Speed Sale” realizado pela casa de leilões britânica Bonhams em 12 de julho de 2013, todos os olhos se voltaram para o lote 320.

O carro, Mercedes-Benz tipo W R Grand Prix de corrida – um carro original de Juan Manuel Fangio datado de 1954 e até o momento o único pós-guerra Silver Arrow em propriedade privada. O martelo caiu em17,5 milhões de libras esterlinas – um preço recorde para um carro de leilão. O veículo foi vendido a uma licitante da telefonia, até agora não identificado, que efetivamente paga 20.896.800 GBP (cerca de EUA $ 31,6 milhões), incluindo os prémios devidos.

1954-1955-Mercedes-Benz-W196-R-Silver-Arrow-Monoposto-Static-1955-1-1280x800

“O resultado do leilão só vai mostrar o nível excepcionalmente elevado de respeito apreciado por veículos Mercedes-Benz históricos entre os colecionadores”, disse Michael Bock, chefe da Mercedes-Benz Classic. “Gostaríamos de parabenizar o licitante não identificado em sua compra e seremos muito felizes para dar-lhes apoio – se assim desejarem -. Durante as próximas fases de sua aquisição”

GP von Europa auf dem Nürburgring, 1954

No total, são apenas 10 exemplos dos 14 veículos que foram construídas anteriormente deste modelo ainda em existência: seis W 196 modelos R pertencem à coleção Mercedes-Benz Classic, mais três veículos estão em museus em Turim, Viena e Indianapolis; e o veículo, que foi colocado em leilão em Goodwood, com chassis número 006/54. Este veículo já era o único remanescente originalSilver Arrow desde o período do pós-guerra, que é de propriedade privada.

1954-1955-Mercedes-Benz-W196-R-Silver-Arrow-Monoposto-Stirling-Moss-Juan-Manuel-Fangio-British-Grand-Prix-1955-1280x800

Ele estava ao volante do Mercedes-Benz Silver Arrow Tipo W 196 R com o chassi número 006/54, que Juan Manuel Fangio venceu as corridas de Grand Prix da Alemanha e da Suíça, em 1954. Com estas vitórias Fangio lançou as bases para o seu primeiro título do Campeonato Mundial de Fórmula 1 com a Mercedes-Benz. Ao mesmo tempo, a marca de Stuttgart também comemorou um retorno triunfal ao esporte do Grand Prix com o W 196 R em 1954.

1954-1955-Mercedes-Benz-W196-R-Silver-Arrow-Monoposto-Blue-Miracle-Racing-Car-Transporter-Hockenheimring-Test-Drives-1955-1280x800

Antes do leilão, os especialistas em clássicos da Mercedes-Benz realizaram extensas verificações sobre o Silver Arrow, que foi doado pelo então Daimler-Benz AG para o National Motor Museum em Beaulieu (Inglaterra) em 1973 e vendido pelo museu em 1980.

1954-1955-Mercedes-Benz-W196-R-Silver-Arrow-Monoposto-Mechanicals-Chassis-1280x800

Na Mercedes-Benz Classic, os historiadores da marca produziram um relatório pericial detalhado confirmando a originalidade e a autenticidade do veículo. “O relatório do nosso expert significa que o novo proprietário não precisa ter dúvidas de qualquer natureza sobre este carro de corrida”, disse Michael Bock. “Isso confirma plenamente e de forma inequívoca a história e a originalidade do veículo.” O fato de que a Mercedes-Benz Clássic proporciona um alto nível de especialização para os colecionadores e fãs de carros históricos da marca contribui para a tendência positiva no valor da Mercedes-Benz em veículos clássicos.

1954-1955-Mercedes-Benz-W196-R-Silver-Arrow-Monoposto-Goodwood-Revival-2011-3-1280x800

Texto: De Press Release Mercedes-Benz, traduzido por Gionei da Rocha com acréscimo de detalhes e explicações específicas do assunto.
Imagens: Copyright seriouswheels.com



Comentários (0) Abrir comentarios