2013 Volkswagen Amarok

Postado em: 06/2013

IMG_0222.1

Testamos a Amarok Highline da Volkswagen, a versão do topo da linha da pick-up da montadora alemã, confira:

Primeiras impressões. O design robusto e conceitos padrões da linha Volkswagen atual, deixam a Amarok com um visual imponente. Com seus 5254 mm de comprimento, largura de 1954 mm e a altura jovial de 1834 mm assinalam as formas de um grande veículo, englobando espaço, conforto, segurança, robustez e dinamismo off-road.

Cordialmente cedida pela concessionária Volkswagen Breitkopf, para Blumenau e região, a equipe do infomotor.com.br optou por testar o veículo em diferentes percursos, colocando-a sob diferentes situações de rodagem, pisos regulares e irregulares, subida e decida, a fim de testar sua eficiência juntamente com os sistemas de controles dinâmicos da Pick-up.

IMG_0222

O interior. Entrando no veículo a sensação é agradável e envolvente. O acabamento padrão Volkswagen, bancos em couro Vienna cinza, acabamento do assoalho com revestimento em carpete, altura superior dos assentos, componentes colocados harmonicamente e grande espaço interno deixam o ambiente confortável, colocando em destaque o ecrã central no painel, com rádio, o opcional sistema de navegação e Bluetooth. O conforto ainda fica por conta dos instrumentos e do ar-condicionado Climatronic de duas zonas.

IMG_0243

Condução. A partida é suave e a condução em cidade, com trânsito é normal, embora um automóvel de grande porte sempre exija um pouco mais de atenção. No trajeto noturno, a boa visualização dos componentes internos, o alentado sistema de iluminação, a regulagem de posição de assentos e da coluna de direção e os espelhos retrovisores de tamanho grande colocam o motorista em uma situação cômoda de dirigibilidade.

IMG_0221

Motor. Ainda no perímetro urbano, o forte motor eletrônico com 180cv, 2.0 TDI de 16 válvulas, biturbo, se mostrou capaz em arrancada e retomada e extremamente eficiente para o dia-a-dia em rotações moderadas. Isso de deve ao excelente torque de 42,8 Kgfm do motor, já disponível em 1750 rpm e a transmissão de oito velocidades, perfeitamente equalizada ao conjunto propulsor, promovendo também excelentes resultados na estrada em altas velocidades.

IMG_0224

Freios. Um automóvel potente com um peso em ordem de marcha de 2073 kg, podendo chegar, com reboque, a 5950 kg, precisa de um freio a altura e a Amarok não deixa a desejar. Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, auxiliados eletronicamente pelo sistema ABS “off-road”, garantem o frear em todas as situações.

IMG_0237

Suspensão. Na dianteira o sistema é Independente, com braços duplos triangulares, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Na traseira o sistema é montado com eixo rígido com feixe de molas de dois estágios, primário com três lâminas e secundário com duas lâminas, permitindo ótima calibração para a cidade, com vigor para o percurso fora da estrada.

IMG_0226

Transmissão. Destaque para a caixa de transmissão automática de 8 velocidades, citada anteriormente. A Transmissão escalona com muita velocidade todas as marchas e com os recursos de gerenciamento seleciona corretamente a melhor marcha para as mais derivadas situações. A tração é outro ponto de destaque, 4-Motion permanente com bloqueio eletrônico de diferencial EDL e controle de tração TCS.

IMG_0239

Off – Road. É fora da estrada que todos esses sistemas da Pick-up são colocados a prova. O dinamismo, a força, e a resistência são submetidos aonde o carro tem seu preferido habitat. A tração suporta com total eficiência as subidas em regimes extremos usando ao seu favor os recursos inteligentes de controle também no terreno dificultoso. Em descida o sistema de ABS “Off-road” juntamente com o BAS – Sistema de Assistência à Frenagem, o EBC – Controle Eletrônico de Frenagem e o EBD – Distribuidor Eletrônico da Força de Frenagem remetem a segurança e confiança nessa situação. A segurança é outro ponto forte, Assim, airbag’s para motorista e passageiro são componentes de série para essa versão incluindo também o moderníssimo sistema de controle de descida, ajustando o veículo, sob condições extremas de pisos em descidas irregulares.

IMG_0238

Mais informações e detalhes sobre o veículo, assim como o agendamento do test drive e os valores podem ser consultados em http://www.breitkopf.com.br/.
Veja a seguir o vídeo que preparamos com o teste da Volkswagen Amarok;

Texto e imagens: Equipe infomotor.com.br



Comentário(1) Abrir comentarios