2013 Peugeot RCZ

Postado em: 03/2013

screen-capture-131

Testamos o cupê esportivo compacto da marca francesa, o Peugeot RCZ. Design inovador, atlético e elegante, o RCZ reinventa formas e expressões com estilo esculpido em todo o seu corpo. Os grandes arcos de teto laterais, em alumínio, e o vidro de teto traseiro com dupla curvatura destacam a competência técnica da engenharia e a eficiência aerodinâmica do modelo.

O automóvel. Concebido como uma escultura o Peugeot RCZ não é apenas mais um conceito futurista. É contemporâneo e originalmente um Peugeot, com uma arquitetura que realça as suas curvas fluidas, atribuindo ao RCZ dinamismo e modernidade. Um edital histórico da tradição da fábrica de Montbéliard em construir proezas sobre rodas.

screen-capture-131

A primeira impressão. Um carro de corridas feito para as ruas, um olhar agressivo e imponente. Um corpo muscular, oferecendo uma experiência única, decorrente dos detalhes técnicos e tecnológicos agrupados aos sistemas perfeitamente otimizados proporcionando uma condução divertida.

screen-capture-24

O interior. Ao entrar no Peugeot RCZ o pensamente remete a um cockpit, porém, com espaço e conforto para o motorista e o passageiro ao lado. Começando pelos assentos em couro de perfil esportivo com regulagens elétricas de posições e memória para ambos os ocupantes, alinhados a sofisticação dos materiais nobres em couro e acabamentos em alumínio polido e Black piano.

screen-capture-34

Os equipamentos se somam ao desenho moderno, oferecendo ao motorista os controles do sistema de Rádio CD player e leitor MP3 Hi-Fi JBL, no volante revestido em couro com empunhadura esportiva, juntamente com o controle das funções do computador de bordo.

screen-capture-43

Embora o RCZ seja de linhagem esportiva o conforto não fica de fora. Ar-condicionado automático digital Bi-zone com saídas de ar traseira, limpador de pára-brisa automático com sensor de chuva e indexado à velocidade, WIP Bluetooth, conexão Bluetooth para celular (kit mãos livres), WIP Plug (Conexão USB / iPod + AUX) e sensor de estacionamento traseiro e dianteiro acrescentam a gama de equipamentos, junto aos tradicionais sistemas eletrônicos.

screen-capture-51

Cedido gentilmente pela concessionária Peugeot Strasbourg da cidade de Blumenau o teste de rodagem foi realizado pela equipe do site infomotor.com.br, afim de comprovar as qualidades do cupê duas portas em diferentes condições de estrada e solicitações. Vamos aos quesitos:

screen-capture-6

O Motor. Quando falamos em um automóvel esportivo pensamos sempre em um motor de alta potência e cilindrada. Evoluções tecnológicas aplicadas ao motor de THP, Turbo High Pressure, como injeção direta de gasolina de alta pressão e turbo alimentador comprovam mais uma vez que o conceito downsizing é funcional e eficiente, aliando, em um motor de 1.6 litros, potência de 165 CV à 6000rm e torque de 24,5Kgfm em 1400 rpm em diante.

screen-capture-7

O motor responde muito bem as solicitações, seja em perímetro urbano ou em estrada, seja nas retomadas e ultrapassagens o turbo alimentador faz toda a diferença, é forte, progressivo e contínuo em numa faixa funcional de 1500 à 6000 rpm mantendo o torque pleno. Embora o motor forneça alta potência em todos os regimes, é silencioso e econômico. Resultado obtido,não apenas à tecnologia citada anteriormente, mas também à relação peso x potência extremamente balanceada.

screen-capture-9

A transmissão. O cambio automático, seqüencial de 6 velocidades, com recursos e gerenciamento eletrônico foi perfeitamente unido formando um conjunto motopropulsor ideal. As relações estão extremamente casadas com o torque em qualquer velocidade. A função esporte coloca uma pimenta na performance e o controle de tração disponibiliza tração total sem perdas na arrancada.

screen-capture-8

Suspensão. Percorrendo diferentes trajetos, o Peugeot RCZ se comportou como um típico felino em solicitações de performance, devido a calibragem mais dura da suspensão, obedecendo o estilo esportivo, mas podendo ser perfeitamente conduzido em estradas secundárias. As rodas de liga leve de 18” garantem conforto adicional em pisos irregulares, graças ao grande raio e ao pneu de perfil médio-baixo.

screen-capture-111

Freios. Os grandes discos ventilados nas quatro rodas, com pinças esportivas, gerenciadas pelos sistemas ABS + AFU (auxílio a frenagem de urgência) + REF (repartidor eletrônico de frenagem) garantem a frenagem com segurança em todos os pavimentos e principalmente em alta velocidade. Os sistemas eletrônicos atuam com êxito em alta performance, corrigindo, controlando e distribuindo a frenagem, mantendo a estabilidade do veículo em momentos extremos.

screen-capture-10

Segurança. O compacto cupê possui uma série de recursos de segurança. 2 Air bags frontais com mais 2 Air bags laterais, acendimento automático dos faróis, controle eletrônico de estabilidade (ESP) e controle de Tração (ASR), faróis de xenon com função direcional e lavador, detecção de pressão dos pneus e piloto automático (Regulador de velocidade) com limitador de velocidade colocam o RCZ em uma categoria superior em relação a segurança.

screen-capture-121

Condução. Divertida e emocional. Conduzir o Peugeot RCZ é uma sensação agradável de controle e dinamismo total. A prima posição de pilotagem, os equipamentos ergonômicos, o aerofólio traseiro móvel e a excelente performance do conjunto do veículo tornam o passeio um momento único. Mais informações, detalhes do produto e preço podem ser consultados através do concessionário Peugeot Strasbourg. Confira também o vídeo com os melhores momentos do teste.

Texto: Gionei da Rocha
Imagens: Alan Spring/ Gionei da Rocha
Edição: Alan Spring/ Gionei da Rocha



Comentários(5) Abrir comentarios