Energia Automotiva Pelos Pneus

Postado em: 12/2012

pneu-eletrico

A maneira de como gerar eletricidade para o automóvel já está num nível de desenvolvimento avançado Takashi. Agora, Ohira e seus colegas pesquisadores da Universidade Toyohashi tiveram uma idéia mais otimizada, que praticamente não exigirá nenhuma modificação no carro.

Ohira demonstrou que é possível transferir a energia elétrica para os carros remotamente, sem fios, aproveitando o aço usado no interior dos pneus.
Devido ao seu formato, o aço que está presente na carcaça dos pneus, como base de sua estrutura já é naturalmente uma bobina, pronta para capturar a eletricidade disponibilizada por eletrodos instalados sob o asfalto.
Como os fios de aço estão eletricamente isolados pela borracha do pneu, os pesquisadores usaram uma corrente de alta frequência, capaz de cobrir com segurança e confiabilidade a distância entre os eletrodos e a bobina.

pneu-eletrico

Os cientistas testaram seu conceito usando um modelo de carro elétrico, em escala 1/32. O carro percorreu um trajeto com total sucesso, com uma eficiência de penetração da eletricidade sem fios de 75% a 52 MHz.
“Se o esquema for aplicado na prática, nós acreditamos que ele permitirá um tremendo aumento na autonomia dos carros elétricos,” disse Ohira. Isso será possível, porque diminuindo as fontes como bateria, o peso diminui e a autonomia aumentará.

Texto: Gionei da Rocha
Imagens:Toyohashi University



Comentários(3) Abrir comentarios