2012 Freelander 2

Postado em: 10/2012

img_0128

Testamos a Freelander 2. A SUV da marca inglesa possui fortes e marcantes características. Grande dinamismo e sofisticação em circuito urbano, agilidade e desempenho na estrada, e como não poderia faltar em um Land Rover, garra e determinação no percurso off road. Confira com mais detalhes a avaliação sobre este automóvel.

Cedida gentilmente pela TopCar Blumenau, Concessionária Land Rover, exclusiva para Santa Catarina, embarcamos na Freelander 2, versão SD4-S, para um teste de rodagem e avaliação. Começamos pelo perímetro urbano, trajeto pelo qual o automóvel é submetido na maior parte do tempo, quando com o proprietário.

img_01281

O veículo é dinâmico. Excelente visibilidade em todos os pontos, postura de assento e direção e grandes retrovisores, deixam o motorista seguro nas manobras urbanas. Destaque marcante do Frelander 2 é a ergonomia entre os instrumentos de painel e porta, para as ações de levantamento de vidro ou interação com os equipamentos a bordo, como o ar condicionado com controle climático automático dual zone.

2012-10-08-084201-pm

Materias modernos e sofisticados remetem a um lugar de bem estar no interior do Freelander 2 . Os passageiros são bem acomodados em assentos de couro e podem se beneficiar da estrutura ampla, com espaço para o bom repouso das pernas e apoio central para os braços. O isolamento acústico interno é outro ponto forte do automóvel. Dessa maneira, motorista e passageiros podem curtir o eficiente sistema de sonorização com entrada de áudio auxiliar para MP3 player, rádio, CD player e 6 auto-falantes.

img_0082

Na estrada o Freelander 2 não deixa dúvidas quanto ao desempenho. O forte motor SD4 de 2.2 litros, produz 190 cavalos, com um binário de 420Nm, que o coloca dentro de um seleto grupo de força sobre rodas. A agilidade em retomadas e acelerações provém da ajuda do turbo alimentador, que aliado a injeção eletrônica direta proporcionam excelente desempenho e baixos níveis de emissão.

O desempenho e dinâmica de condução ainda ficam por conta da soma de um conjunto sofisticado de sistemas tecnológicos, começando pela transmissão automática CommandShift® de seis velocidades com mudanças sequenciais que escalona com precisão e eficiência a melhor marcha para a melhor rotação e velocidade do veículo.

2012-10-08-090042-pm

Trabalhando em parceria com os freios e a adição de 7 air bags, o sistema anti-blocante é rápido e opera em conjunto com os gerenciamentos eletrônicos de estabilidade dinâmica, o sistema de controle de frenagem em curvas, a distribuição da força de frenagem e o controle de estabilidade de rolagem, corrigindo a trajetória de direção e garantindo a segurança dos ocupantes.

2012-10-08-090215-pm

Off Road. Embora um emblemático Land Rover atenda todas as exigências de requinte,conforto, desempenho e segurança, é fora da estrada o seu habitat natural. Levamos a Freelander 2 em um passeio com a natureza e nos surpreendemos com o veículo.

2012-10-08-090341-pm

A Land Rover possui uma tecnologia patenteada exclusiva, denominada Terrain Response®. Com a interação do motorista, através do giro de um botão, o automóvel é reconfigurado para os terrenos de asfalto, grama, cascalho, neve, lama, trilhos e areia, colocando o controle de tração, freios, blocante de diferencial, transmissão e motor em um regime de funcionamento ideal para tais situações.

img_0139

Como nossa opção era “Lama” percorremos um trajeto em um campo de provas encharcado, com obstáculos de até 40cm de lama, subidas e declives com cascalho, considerado de leve para moderado, mas aonde um carro “normal” jamais percorreria. O veículo passou muito bem no campo de provas e com a ajuda da tração nas quatro rodas, o controle de tração e o controle de descida de declive a Freelander se mostrou um automóvel prático e eficiente para todos os tipos de terreno.

Mais informações sobre o produto, test drive e valores podem ser consultados através da concessionária Land Rover, TopCar , por meio do site http://www.lrovertopcar.com.br/ . Confira também o vídeo que preparamos com mais detalhes sobre o veículo.

Texto: Gionei da Rocha
Imagens: Alan Spring / Gionei da Rocha
Edição: Alan Spring