Postado em: 10/2012
Testamos a Freelander 2. A SUV da marca inglesa possui fortes e marcantes características. Grande dinamismo e sofisticação em circuito urbano, agilidade e desempenho na estrada, e como não poderia faltar em um Land Rover, garra e determinação no percurso off road. Confira com mais detalhes a avaliação sobre este automóvel.
Cedida gentilmente pela TopCar Blumenau, Concessionária Land Rover, exclusiva para Santa Catarina, embarcamos na Freelander 2, versão SD4-S, para um teste de rodagem e avaliação. Começamos pelo perímetro urbano, trajeto pelo qual o automóvel é submetido na maior parte do tempo, quando com o proprietário.
O veículo é dinâmico. Excelente visibilidade em todos os pontos, postura de assento e direção e grandes retrovisores, deixam o motorista seguro nas manobras urbanas. Destaque marcante do Frelander 2 é a ergonomia entre os instrumentos de painel e porta, para as ações de levantamento de vidro ou interação com os equipamentos a bordo, como o ar condicionado com controle climático automático dual zone.
Materias modernos e sofisticados remetem a um lugar de bem estar no interior do Freelander 2 . Os passageiros são bem acomodados em assentos de couro e podem se beneficiar da estrutura ampla, com espaço para o bom repouso das pernas e apoio central para os braços. O isolamento acústico interno é outro ponto forte do automóvel. Dessa maneira, motorista e passageiros podem curtir o eficiente sistema de sonorização com entrada de áudio auxiliar para MP3 player, rádio, CD player e 6 auto-falantes.
Na estrada o Freelander 2 não deixa dúvidas quanto ao desempenho. O forte motor SD4 de 2.2 litros, produz 190 cavalos, com um binário de 420Nm, que o coloca dentro de um seleto grupo de força sobre rodas. A agilidade em retomadas e acelerações provém da ajuda do turbo alimentador, que aliado a injeção eletrônica direta proporcionam excelente desempenho e baixos níveis de emissão.
O desempenho e dinâmica de condução ainda ficam por conta da soma de um conjunto sofisticado de sistemas tecnológicos, começando pela transmissão automática CommandShift® de seis velocidades com mudanças sequenciais que escalona com precisão e eficiência a melhor marcha para a melhor rotação e velocidade do veículo.
Trabalhando em parceria com os freios e a adição de 7 air bags, o sistema anti-blocante é rápido e opera em conjunto com os gerenciamentos eletrônicos de estabilidade dinâmica, o sistema de controle de frenagem em curvas, a distribuição da força de frenagem e o controle de estabilidade de rolagem, corrigindo a trajetória de direção e garantindo a segurança dos ocupantes.
Off Road. Embora um emblemático Land Rover atenda todas as exigências de requinte,conforto, desempenho e segurança, é fora da estrada o seu habitat natural. Levamos a Freelander 2 em um passeio com a natureza e nos surpreendemos com o veículo.
A Land Rover possui uma tecnologia patenteada exclusiva, denominada Terrain Response®. Com a interação do motorista, através do giro de um botão, o automóvel é reconfigurado para os terrenos de asfalto, grama, cascalho, neve, lama, trilhos e areia, colocando o controle de tração, freios, blocante de diferencial, transmissão e motor em um regime de funcionamento ideal para tais situações.
Como nossa opção era “Lama” percorremos um trajeto em um campo de provas encharcado, com obstáculos de até 40cm de lama, subidas e declives com cascalho, considerado de leve para moderado, mas aonde um carro “normal” jamais percorreria. O veículo passou muito bem no campo de provas e com a ajuda da tração nas quatro rodas, o controle de tração e o controle de descida de declive a Freelander se mostrou um automóvel prático e eficiente para todos os tipos de terreno.
Mais informações sobre o produto, test drive e valores podem ser consultados através da concessionária Land Rover, TopCar , por meio do site http://www.lrovertopcar.com.br/ . Confira também o vídeo que preparamos com mais detalhes sobre o veículo.
Texto: Gionei da Rocha
Imagens: Alan Spring / Gionei da Rocha
Edição: Alan Spring