Novaer Craft em Santa Catarina

Postado em: 09/2012

header-txc

A região serrana de Santa Catarina, mais precisamente a cidade de Lages, pode receber a implementação de uma fabricante de aviões para o estado. A empresa Novaer Craft assinou um acordo de intenções com o governo do estado para a vinda da empresa e a criação de um centro tecnológico para desenvolvimento na capital Florianópolis.

Um consórcio liderado pela Novaer já tem o apoio financeiro de R$ 9,95 milhões da Finep para o desenvolvimento do protótipo do modelo de aeronave T-Xc, na forma de subvenção econômica, modalidade em que recursos públicos não reembolsáveis (que não precisam ser devolvidos) são aplicados diretamente em empresas.
header-txc
[T-Xc, versão treinador]

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, participou da cerimônia, junto as autoridades do estado de Santa Catarina, assinando o documento e sendo homenageado pelo papel de articulação que o ministério desempenhou para que a iniciativa se concretizasse .

O T-Xc é avião monomotor, monoplano, adaptável para fins civis e militares, incluindo acrobacias, que tem como principal vantagem competitiva a estrutura em fibra de carbono. É constituído por um motor Lycoming acrobático, de 6 cilindros normalmente aspirado.
header-uxc
[U-Xc, versão utilitária]

O governo do estado terá participação em sociedade no empreendimento por meio da SC Participações e Parcerias (SCPar).Segundo o presidente da SCPar, Paulo César da Costa, a previsão é que o protótipo entre em fase de certificação nos próximos meses pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pela Força Aérea Brasileira (FAB) e seja entregue em abril de 2013.

Texto: Gionei da Rocha
Imagens: De Novaer Craft.com.br



Comentário(1) Abrir comentarios