Tecnologia Anticolisão Automotiva

Postado em: 08/2012

connected-cars-usdot

Os EUA inovam mais uma vez. A novidade para o setor automotivo vem do departamento de transporte americano, USDOT, em parceria com a universidade de Michigan. O projeto de um sistema anticolisão automotivo está sendo implementado em 300 veículos dos mais diversos segmentos, na cidade de Ann Arbor.

Cada automóvel, caminhão ou ônibus com esse sistema vai possuir um canal de comunicação via Wi-Fi, que permite que os mesmos se comuniquem entre si quando se aproximam uns dos outros, de forma totalmente automática, sem necessidade de intervenção por parte do motorista.

connected-cars-usdot

Os carros também poderão trocar informatizações com os semáforos e com algumas placas de trânsito especiais, colocadas ao longo da cidade.
Um dispositivo de alerta é acionado caso haja alguma situação de risco, como freadas bruscas do carro a frente, alteração repentina de faixa, semáforos, ou obras na pista, dentre outras situações. Dessa maneira, além do alerta ser soado para o automóvel em risco, será comunicado aos outros sobre aquela situação, prevendo com mais antecedência e evitando situações de riscos.

O Departamento de Transportes Americano anunciou que os resultados deste projeto, com duração prevista de um ano, servirão para embasar regulamentações futuras das tecnologias dos carros inteligentes.

Texto: Retirado e traduzido de USDOT
Imagem: De;

usdot



Comentários (0) Abrir comentarios