Baterias Automotivas de Ar-Lítio

Postado em: 07/2012

f571eb9a9c84637f16a8936add78-grande

A tecnologia de baterias está evoluindo em grande escala em todo o mundo. Os cientistas da equipe do Dr. Peter Bruce, da Universidade de St.Andrews, no Reino Unido, está sendo pioneiro nesse campo e afirma ter construído a primeira bateria de ar-lítio estável.

O futuro do automóvel, seguindo a tendência e evolução de muitos anos, parece mesmo apontar, quanto ao tipo de energia, para o meio elétrico. A bateria no automóvel, que antes apenas fornecia energia para os sistemas de ignição e acessórios agora precisa movimentar o motor principal, Aquele que movimenta o veículo, e para isso, necessita de uma corrente elétrica muita alta e constante.

As tradicionais baterias de prata e chumbo não geram eletricidade suficiente para isso. A tecnologia de Ínos de lítio revolucionou o processo de armazenagem de carga e agora uma evolução dessa tecnologia promete uma eficiência maior para esse processo.

A nova bateria proposta, de ar-lítio, pode produzir e armazenar 10 vezes mais energia do que as melhores baterias de íons de lítio disponíveis no mercado atualmente. Alguns cálculos teóricos fazem estimativas muito mais promissoras.

f571eb9a9c84637f16a8936add78-grande1

Em vez de usar óxidos metálicos no eletrodo positivo, as baterias de ar-lítio usam carbono, que é mais leve e mais barato, e reage com o oxigênio do ar ambiente para produzir uma corrente elétrica.

Os carros elétricos entrariam em uma nova era. Com os ciclos de recarga mais otimizados, além da autonomia aumentada a capacidade de gerar potência também aumentaria. Se os motores elétricos atualmente já se equilibram aos motores de combustão, com essa nova tecnologia, prevista para ser melhor desenvolvida e viavelmente comercial, em poucos os superariam.

Texto: Gionei da Rocha
Imagem: Por Tony Hisgett



Comentário(1) Abrir comentarios