Veículo Elétrico da Mitsubishi Encara Pikes Peak

Postado em: 06/2012

miev

A Mitsubishi Motors participará da tradicional competição automobilística Pikes Peak com uma grande novidade. Pela primeira vez, vai entrar na disputa com um veículo 100% elétrico, o Mitsubishi i-MiEV, que também já circula pelas ruas do Brasil.

Serão dois veículos: o i-MiEV Evolution, que foi especialmente desenvolvido para a competição e o i-MiEV, que é o mesmo modelo comercializado, com pequenas modificações para a corrida.

O Pikes Peak ocorre anualmente no Colorado, Estados Unidos, e é um grande desafio para os pilotos, já que a prova é realizada nas estradas da montanha, com série de ziguezagues e curvas de alta velocidade. A largada ocorre a 2.862 metros de altitude e a chegada é com 4.300m, em um percurso com pouco mais de 19 quilômetros e 156 curvas. A prova será no dia 8 de julho.

Com três motores elétricos de 80 kw cada, o i-Miev Evolution tem uma potência máxima de 240 kw, que equivale a 326 cavalos, e correrá na categoria para veículos elétricos. O veículo foi projetado especialmente para o Pikes Peak e utiliza o mesmo motor e baterias dos carros de produção. Com chassi tubular e fibra de carbono, tem tração 4×4 integral e um design aerodinâmico.

miev

Já o i-MiEV recebeu um novo pára-choque dianteiro, além de barras estabilizadoras e equipamentos de segurança. Algumas unidades já circulam pelas ruas do Brasil e mais 30.000 unidades já foram vendidas no Estados Unidos, Europa e Japão.

Pilotos
A bordo do i-MiEV Evolution está o piloto Hiroshi Masuoka, duas vezes campeão do Rally Dakar e vencedor de diversas provas automobilísticas ao redor do mundo. “Com a dificuldade do Pikes Peak, estou realmente ansioso para mostrar às pessoas em todo o mundo que os veículos elétricos são capazes de excelente desempenho, além do ganho ambiental”, ressalta Masuoka.

A piloto norte-americana Beccy Gordon estará no i-MiEV. Ela vem de uma família de campeões no automobilismo. É irmã de Robby Gordon, considerado uma lenda nos Estados Unidos, tendo participado de provas como as 500 Milhas de Indianápolis, Daytona 500, Baja 1000, além do Rally Dakar. E para completar o time de campeões, é esposa de Ryan Hunter-Reay, piloto da Fórmula Indy. “Estou muito feliz em fazer parte deste desafio e também por dirigir um carro 100% elétrico que, no futuro, terá um papel muito importante para as pessoas”, disse ela.

Texto e imagens: Imprensa Mitsubishi Motors

imagem7



Comentários (0) Abrir comentarios