Safe Road Trains for the Environment

Postado em: 06/2012

41740_1_5aspx

A Empresa sueca Volvo, pioneira na fabricação de carros extremamente seguros, inova mais uma vez. Enquanto a Google começa a rodar com seu carro sem motoristas nos EUA, a Volvo coloca uma frota com 3 veículos médios e 2 caminhões em um teste piloto do programa Safe Road Trains for the Environment, conceito sem motoristas que começa a ganhar força na Europa.

A frota percorreu 200 km em estradas espanholas. O primeiro caminhão foi pilotado por um motorista, enquanto o segundo caminhão e os três automóveis vinham atrás de forma automática, sem motorista.

41740_1_5aspx

O comboio rodou a uma velocidade 85 km/h, mantendo uma distância de seis metros uns dos outros. Todos os equipamentos dos carros se comunicam entre si, assim o conceito, “siga o líder”, expressa todas as características desse projeto. Se o caminhão da frente reage de qualquer maneira, acelerando ou freando os demais acompanham o mesmo passo.

41739_1_5aspx

A Volvo estuda viabilizar esse sistema o mais rápido possível. O auxílio quanto a segurança seria extraordinário. Em uma grande frota numa auto-estrada, por exemplo, o sistema poderia prever com antecedência e reagir de várias formas para evitar acidentes.

Texto: Gionei da Rocha
Imagens: Volvo.com



Comentários (0) Abrir comentarios